Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação/Seduc

Circulando entre os estandes da Agrotins 2011 encontramos muitos estudantes vindos de diversos municípios. Alunos de Palmas, Arraias, Pedro Afonso, Natividade e Lagoa do Tocantins se dizem encantados com as novidades da feira e já fazem planos para voltar no próximo ano.

Donílio Pereira é aluno da Escola Agrícola David Aires França, localizada em Arraias, e conta que a visita o deixou impressionado. “É tudo muito organizado! Todas as inovações na área tecnológica vão nos ajudar a desenvolver melhor os projetos que já temos na nossa escola. É a primeira vez que eu venho, mas agora vou querer vir todos os anos, com certeza”, afirma empolgado.

Quem também gostou muito do passeio foi Hélio Nunes, estudante da mesma unidade escolar. O que mais o atraiu foi o ‘Circuito de combate ao desperdício e à fome’, organizado pelo Ruraltins. “Ás vezes não lembramos que tem muita gente que não tem o que comer e no circuito vimos que muitos alimentos podem ser reaproveitados com novas receitas ou até como adubo orgânico, em vez de ser jogado fora”, explica.

Da Escola Agrícola David Aires França vieram 38 alunos, acompanhados pela professora Alessandra Machado. Durante a visita a educadora mostrou na prática assuntos ensinados em sala de aula. “Dividimos o grupo em outros menores para que pudessem conhecer os estandes de acordo com a afinidade e área específica de estudo”. De acordo com a professora os alunos que ficaram em Arraias também vão ter a oportunidade de saber como é a feira. “A turma que veio vai produzir uma espécie de relatório com fotos para mostrar ao outros colegas como é a maravilhosa a Agrotins”, relata.

Já para João marcos, estudante da Escola Estadual Agrícola Drº José de Souza Pinto, situada em Pedro Afonso, foram os tanques da piscicultura o maior atrativo. “Na escola estudamos como é a criação, o manejo, mas ver assim ao vivo é muito melhor”, comenta. João Marcus também não perdeu tempo e se inscreveu no curso ‘Escola de Pensamento Agropecuário’, oferecido gratuitamente na modalidade on-line, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.

Um espaço para a leitura

Mas nem só os estandes da área agrícola chamaram a atenção. A ‘Sala de Leitura’, montada pela Secretaria Estadual da Educação – Seduc, também tem recebido muitos visitantes, como o jovem Murilo Cavalcante, que viu na iniciativa da Seduc um espaço diferenciado. “Gosto muito de ler. Quando vi esse espaço de leitura no meio de animais e máquina dei uma parada pra descansar e claro, aproveitei para dar uma conferida nos livros”, narra o estudante da Escola Estadual Salmon do Amaral, do município de Lagoa do Tocantins. A “Sala de leitura”, conta com um acervo de cerca de 150 livros de literatura infantil e infanto-juvenil.

Até sábado, 14, quando termina a feira, outros estudantes passarão pela Agrotins. Na programação sugerida pela Seduc estão os estandes “Animais”, onde são apresentadas as diferenças entre gado de corte e de leite; “Baixo Carbono”, que trata do tema central da Agrotins; além do circuito contra o desperdício organizado pelo Ruraltins.

Os alunos visitam também o estande Piscicultura, onde podem conhecer as diversas espécies de peixes existentes no Tocantins além de degustar produtos a base de peixe na cozinha do projeto Piratins, que tem como uma das metas aumentar o consumo de peixe nas escolas do Estado. Palestras da UFTAgro e a oficina: “Como preparar hortas em pequenos espaços”, oferecida pela Embrapa, também estão previstas.

A Feira

A Agrotins, considerada a maior feira agropecuária da região Norte do país, trás este ano como tema: “Agropecuária de Baixo Carbono” e tem a participação de mais de 400 expositores. O evento acontece de 10 a 14 de maio e é uma realização do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Secretaria da Educação - Seduc, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo - Sictur, Embrapa, Superintendência Federal da Agricultura - SFA, UnitinsAgro, Ceulp/Ulbra, Ruraltins, UFT, Sebrae Tocantins entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa/