Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins foi homenageado no pela CNC´

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins foi homenageado no pela CNC´ Foto: Divulgação Fecomércio/TO

Foto: Divulgação Fecomércio/TO O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins foi homenageado no pela CNC´ O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins foi homenageado no pela CNC´

Aconteceu na tarde de terça-feira, 12 de agosto, a solenidade de outorga da Ordem Nacional do Mérito Comercial (OMC). Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins, Itelvino Pisoni, foi homenageado com o grau de admissão de cavaleiro da OMC. A cerimônia foi organizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília.

A OMC é uma condecoração honorífica que tem como finalidade homenagear pessoas que por méritos excepcionais ou serviços prestados, se destacaram na defesa e fortalecimento do comércio de bens, serviços e turismo, e na relevante atuação no Sistema Comércio.

Emocionado, Itelvino Pisoni agradeceu a sua família e a todos os colaboradores do Sistema Fecomércio TO. “É com muita emoção que recebo essa condecoração de cavaleiro. Isso para nós é muito emocionante. Só minha esposa Jurema sabe das dificuldades que passamos em nossa trajetória. Hoje me considero um vencedor. Nunca pensei que chegasse esse momento de fazer parte da CNC e receber essa honraria. Gostaria de compartilhar essa alegria com todos os nossos colaboradores do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD Tocantins. Estar aqui hoje é fruto do trabalho árduo de cada um”, pontuou o presidente.

A titulação é considerada de grande importância para o Sistema Fecomércio, reconhecendo e valorizando as ações assertivas desenvolvidas no estado durante sua gestão. Também foram homenageados com mesmo grau de admissão os presidentes do Sistema Fecomércio Distrito Federal, José Aparecido Freire, e Sistema Fecomércio Mato Grosso, José Wenceslau Souza Junior.

Origem da OMC 

Criada em 1975 e instituída pela Resolução CNC nº90/75, a cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito Comercial (OMC) da CNC tem o objetivo principal de promover o reconhecimento público a personalidades que contribuíram significativamente com seu trabalho no setor do comércio de bens, serviços e turismo.

De acordo com a CNC, a origem dessa cerimônia remete a época das cruzadas medievais, onde as ordens honoríficas serviam para distinguir os Cavaleiros que, nos campos de batalha, colocavam à prova sua bravura e seu espírito combativo em defesa de causas que, para eles, eram consideradas sagradas. Com o passar do tempo, as ordens evoluíram e ganharam um novo sentido: premiar não apenas guerreiros pelos seus feitos militares, como também entidades e cidadãos que, na vida da comunidade, tenham se destacado por efetiva contribuição ao progresso e ao bem-estar social.

Homenagem CDE Sebrae 

Além da condecoração da OMC, Itelvino Pisoni também foi homenageado durante o III Seminário de Governança do Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae Tocantins, como conselheiro com maior tempo de atuação. A homenagem, que ocorreu no mesmo dia, 12 de agosto, foi recebida pela diretora regional do Sesc Tocantins, Alexandra Bramatti Carlin, que é a conselheira suplente no CDE no assento que representa a Fecomércio Tocantins. (Fecomércio/TO)