Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Técnicos do Ceste visitam local da praia de Babaculandia com prefeito secretários municipais e barraqueiros Técnicos do Ceste visitam local da praia de Babaculandia com prefeito secretários municipais e barraqueiros
  • Analistas do Ceste visitam área da praia de Estreito com o prefeito Jose Gomes Coelho e auxiliares
  • Obras de construção das praias estão avançadas

Representantes do Consórcio Estreito Energia (Ceste) participaram de reuniões com os prefeitos e membros das associações de barraqueiros dos Municípios de Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Estreito, Filadélfia, Palmeirante e Palmeiras do Tocantins para apresentar os projetos das praias permanentes, visando garantir a temporada de praias de 2011.

Planejadas pelo Ceste, as praias permanentes incluem em sua estrutura barracas, palco para shows, equipamentos de ginástica, quadras para futebol de areia e vôlei de areia, playground, calçadas, área para estacionamento e banheiros – inclusive para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção. Tudo padronizado e de acordo com as cores escolhidas por cada prefeitura. A previsão é de que as obras estejam disponíveis para uso a partir de junho de 2011.

“O projeto das praias permanentes nos orgulha muito. Tem qualidade, beleza e vem atender às expectativas da população”, diz o gerente de Relações Institucionais do Ceste, Isac Braz Cunha.

Ele destaca ainda que as definições sobre o projeto, como de praxe, foram compartilhadas com os municípios e que os barraqueiros de Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Estreito, Filadélfia, Palmeirante e Palmeiras do Tocantins terão a oportunidade de manter a sua atividade durante o ano inteiro e não só por temporada, como era.

Orlas

Em Babaçulândia e Filadélfia (TO), além da praia, os municípios ganham uma orla, cujos projetos também foram apresentados aos prefeitos, secretariado e comunidade em geral.

Em sua estrutura, calçadas, jardins, equipamentos de ginástica, playground, quadras poliesportivas e de areia, estacionamento, piers de madeira e banheiros (feminino, masculino e para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção). A cidade maranhense de Carolina, do mesmo modo, receberá uma orla.

Cunha, reforça o compromisso social do Consórcio em assegurar o desenvolvimento sustentável das cidades. “O Ceste vem cumprindo com as suas obrigações junto aos municípios. Além disso, voluntariamente, por meio dos Termos de Compromisso Mútuo (TCMs), o Consórcio tem proporcionado benefícios nas áreas de saúde, educação e segurança para essas cidades”, destacou o gerente.

Recomposição e Planos

A construção das praias e orlas integra um conjunto de compensações previstas em Programas Ambientais do Ceste, que tratam de recomposição das áreas de lazer e turismo e do fomento às atividades produtivas locais. Os programas ainda contemplam o aproveitamento dos usos múltiplos do reservatório e a identificação de novas oportunidades de investimento nos municípios alcançados pelas obras da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), respectivamente.

Dessa forma, o Ceste também preparou para esses municípios dois planos: o de Oportunidades de Investimento e o de Marketing de Turismo Regional. O primeiro revela as áreas promissoras de negócios na região e foi apresentado nos 12 municípios da área de abrangência da Usina de Estreito. Associado à apresentação do Plano, foram realizadas capacitações nas áreas de gestão e elaboração de Plano de Negócios, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Já o Plano de Marketing de Turismo Regional – que começou a ser apresentado nos municípios - se propõe a revelar para o público externo à região, as potencialidades turísticas dessas cidades, que passaram a ter mais um ponto de exploração da atividade: o reservatório da Usina de Estreito.

“Assim, estamos preparando os municípios para essa nova realidade, que eles já começaram a viver, a fim de que possam tirar melhor proveito dela”, assegura a Analista de Projetos Econômicos do Ceste, Daniella Brenny.

Vale ressaltar que tanto o Plano de Oportunidades de Negócios, como o Plano de Marketing de Turismo Regional foram elaborados com base em pesquisas realizadas na região a partir de 2008.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito