Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Um importante ponto de apoio ao sistema de saúde dos municípios tocantinenses será inaugurado nesta sexta-feira (13), na Universidade Federal do Tocantins – a Unidade Conjunta da Rede Universitária de Telemedicina e Telessaúde do Tocantins. O núcleo terá como função apoiar por meio de teleconsultoria, teleconferência e webconferência profissionais das unidades básicas do Programa Saúde da Família (PSF) em diversas cidades do Estado.

De acordo com o coordenador do Telessaúde, o professor da UFT, Itamar Gonçalves, as unidades que farão parte da rede receberão equipamentos para as transmissões em tempo real e com alta velocidade. Os profissionais também irão passar por treinamento. “O núcleo tem como objetivos orientar e tirar dúvidas clínicas, promovendo a melhoria do diagnóstico, o que vai possibilitar mais segurança no tratamento das doenças, além de otimizar os recursos aplicados na área da saúde”, explica Gonçalves.

Mortalidade

Inicialmente, o Telessaúde vai trabalhar o Plano Estadual da Redução da Mortalidade Infantil nos 13 municípios com maior incidência de óbitos no Estado. Este programa faz parte do Plano Nacional Materno-Infantil da Amazônia Legal e Nordeste. Além disso, o núcleo vai orientar tratamentos com hipertensos, diabéticos e ainda o álcool e as drogas, problemas de saúde pública que têm preocupado cada vez mais as autoridades. O projeto pretende atingir em dois anos 70 municípios em todo o Tocantins.

Inauguração

A solenidade de inauguração acontecerá às 9h, na sala 16 do Bloco de Apoio Logístico e Acadêmico (BALA), no Campus de Palmas. O Telessaúde é um projeto dos Ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia e será coordenado pelo curso de Medicina da UFT em parceria com Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), e municípios envolvidos no programa. Na oportunidade será lançado também o site www.uft.br/telessaude.

O evento contará com a presença do reitor da UFT, Alan Barbiero, representantes do Estado e municípios, o coordenador Nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Luiz Ary Messina, e por meio de teleconferência a representante do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad – gerente de Projeto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, além de dirigentes de entidades ligadas à saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa/