Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

No dia da Abolição da Escravatura, comemorado nesta sexta-feira, 13 de maio, educadores e alunos da Escola Estadual José Luiz Siqueira, localizada em Wanderlândia, vão participar da festa realizada pelos descendentes de escravos do povoado Tamboril, no município de Angico.

A equipe sairá da escola na madrugada, por volta das 3 da manhã, para não perder nenhum detalhe da festa, que inicia às 5 da manhã, com a alvorada. A festa é organizada pelo senhor Antônio Custódio, 82 anos, que comemora a libertação dos escravos há 50 anos.

A Abolição da Escravatura representa para Antônio e sua família, a libertação das senzalas, por isso, eles danças, cantam e expressam a alegria de comemorar a cultura que herdaram dos ancestrais, herança trazida da África, sem interferência.

Na festa, haverá uma representação da princesa Isabel assinando a Lei Áurea e no encerramento da comemoração no final da tarde, a comunidade irá partir um bolo de 50 quilos.

Por meio do projeto, "fro-descendente”, os professores de Língua Portuguesa, de História e de Geografia vão atuar juntos na interdisciplinaridade, com os alunos do 3º ano do ensino médio. Além de participar da festa, os alunos vão conversar com moradores mais antigos do povoado e relatar o que aprenderam.

A escola também está atuando como parceira no evento e como articuladora na busca de auxílio financeira para seja garantida alimentação para todos os participantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seduc