Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com o objetivo de garantir um tratamento adequado do câncer de colo do útero às mulheres tocantinenses, a Sesau – Secretaria Estadual da Saúde implantará, ainda neste ano, um Centro Qualificador de Ginecologia no HGP – Hospital Geral de Palmas. A intenção do Centro é capacitar os médicos ginecologistas que atuam nas Redes de Referência Secundária de tratamento as lesões intra-epiteliais precursoras do câncer do colo do útero no Tocantins.

Este projeto faz parte do Plano Nacional de Redução do Câncer do Colo do Útero e Mama, e será realizado pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer. Essas atualizações oferecidas pelo Instituto no Centro Qualificador são importantes para um diagnóstico precoce e tratamento adequado das lesões do colo do útero, evitando assim um agravo maior, e com isso reduzir a incidência deste câncer no Estado.

Premiação

A Sesau, por meio da Coordenação de Controle Oncológico e Fatores de Risco, receberam premiação no VII Encontro Nacional para o Controle do Câncer do Colo do Útero e Mama, nos dias 04 a 06 de maio no Rio de Janeiro. O Tocantins foi um dos cinco estados premiados que apresentaram os melhores resultados em relação à qualidade de informação do Siscolo (Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero).

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sesau