Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

Conhecer as potencialidades econômicas do Tocantins. Este foi um dos objetivos do Encarregado de Negócios do Sultanato de Omã e Chefe da Missão Diplomática do Sultanato de Omã/Brasil, Omar Alkathiri, em visita diplomática ao governador Siqueira Campos, na manhã desta terça-feira, 17, em seu gabinete, no Palácio Araguaia.

Durante o encontro, que contou com a participação do Secretário de Estado da Indústria e Comércio e Turismo, Ernani Soares Siqueira, o governador colocou-se a disposição de Alkathiri para novos encontros e a realização de estudos para realização de futuras parcerias comerciais estratégicas. “O Tocantins possui muitas coisas compatíveis economicamente com o seu País e, neste momento em que estamos retomando o processo de implantação do Estado, um contato mais próximo será de muita valia para nós”, destacou Siqueira Campos.

O Secretário Ernani Siqueira ressaltou que, após a visita ao governador, serão realizadas reuniões e visitas técnicas para apresentar uma gama maior de detalhes sobre a economia do Estado. “Hoje, a partir das 14 horas, faremos uma apresentação na sede da Sictur, onde apresentaremos os incentivos fiscais que temos no Estado, além de realizarmos visitas a importantes empresas para conferir, in loco, nosso potencial”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, Omã demonstrou o interesse em criar e assinar um Termo de Cooperação com o Tocantins para a instalação de unidades produtoras e beneficiadoras de produtos alimentícios, além de possibilidades de investimentos no turismo. “Eles pretendem investir em vários segmentos, em especial em alimentos. Mas também possuem investimentos importantes no turismo”, acrescenta.

Visitas a empresas

Na manhã desta quarta-feira, 18, o Secretário Ernani Siqueira deve acompanhar Omar a uma visita técnica ao pólo industrial de Paraíso do Tocantins.

Omar Alkathiri

Atualmente Encarregado de Negócios do Sultanato de Omã no Brasil, desde janeiro de 2010, o diplomata Omar Alkathiri, nascido em 1978, no Cairo, é mestre em Relações Internacionais pela Universidad Complutense de Madrid. Iniciou sua carreira diplomática como analista econômico no Gabinete do Ministro das Relações Exteriores do Sultanato de Omã, de 2002 a 2003.

Alkathiri atuou ainda como Segundo Secretário no Departamento das Américas, Sub-chefe da Divisão da América do Sul do Ministério daquele país. Atuou também na Divisão de Direitos Humanos, como primeiro secretário na Divisão Política em Missão Permanente do Sultanato de Omã na ONU, em Nova York.

Fonte: Secom