Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, professora Maria Luciene Resende, esteve na capital tocantinense no último final de semana, quando visitou os diversos espaços que podem ser utilizados para a prática da ginástica esportiva. Diante da estrutura que encontrou, a presidente da CBG vê com boa expectativa a possibilidade da implantação em Palmas de um Centro de Excelência em Ginástica Esportiva “Jovem Promessa”, que atenderá crianças de cinco a nove anos. A intenção é que esse Centro seja implantado até o final de 2012.

Para a presidente da CBG, é importante que se procure orientar professores sobre os aspectos pedagógicos do esporte de um modo geral e sobre a forma como se deve ministrar esporte nas escolas. “Palmas conta com a estrutura existente nas escolas municipais, a boa vontade dos profissionais de Educação Física, os bons resultados que, sobretudo, o esporte olímpico de Palmas tem obtido em competições em outros estados, além dos inúmeros eventos aqui desenvolvidos”, frisou Luciene Resende.

A presidente também enfatizou a importância da integração professor/aluno por meio do esporte escolar. “Todos os profissionais dos sistemas de ensino precisam conhecer a importância dessa integração e se aperfeiçoarem em relação aos procedimentos pedagógicos para ministrar adequadamente o esporte nas escolas”. Em sua fala, Luciene Resende disse que gostou da preocupação da Secretaria Municipal da Educação com a oferta de uma alimentação adequada e saudável na rede municipal de Palmas. “Isso é bom para o desenvolvimento da criança. Daí se pode obter os resultados esperados da educação pública”, afirmou.

Expectativas da Semed

O Secretário Municipal da Educação de Palmas, Zenóbio Júnior, demonstrou grande interesse em que se implante em Palmas o Centro de Excelência em Ginástica Esportiva e manifestou apoio à iniciativa. Na ocasião, estavam presentes o Presidente da Federação de Ginástica do Tocantins, Ricardo Antônio da Costa, e a professora Marilza Teixeira, Coordenadora de Educação Física das Escolas Municipais de Palmas, que se mostraram entusiasmados com a possibilidade e com a manifestação favorável do secretário.

Fonte: Ascop