Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta sexta-feira, às 8h30, o governador Siqueira Campos e o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, recebem no Palácio Araguaia, a Expedição Bandeirantes. É uma comitiva de agricultores dos municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso, do estado de Mato Grosso. Também participam da comitiva Laércio Giampani, presidente da Syagenta Proteção de Cultivos Ltda e o prefeito de Lucas do Rio Verde e presidente da Fiagril Ltda, Marino José Franz, empresas do setor de agronegócio e produção de alimentos.

De acordo com o representante da Syagenta no Tocantins, Alexsandro de Farias, serão cerca de 100 produtores que vêm ao Estado especialmente para conhecer o potencial da agricultura tocantinense. “São produtores que possuem módulos rurais de 1 a 3 mil hectares de soja e milho e estão em busca de expandir seus investimentos. Ainda na sexta à noite, a comitiva participa da inauguração da filial da Fiagril em Porto Nacional”, completou.

Com matriz em Lucas do Rio Verde (MT) e forte atuação no Médio-Norte mato-grossense, a Fiagril desde o fim do ano passado, deu os primeiros passos para estender sua rede de produtos e serviços para o setor agrícola fora de seu estado de origem, com o início do processo de instalação de uma unidade sub-regional em Gurupi e da sede regional em Porto Nacional, cuja inauguração está prevista para esta sexta-feira. A empresa é hoje um dos principais distribuidores de produtos Syngenta no país.

A Syagenta defende o cultivo de alimentos com uso responsável de recursos naturais, com acesso a tecnologia, uso correto do solo e uso eficiente dos recursos hídricos. “Nós só poderemos cultivar mais alimentos com menos, se oferecermos aos agricultores a inovação e o conhecimento para que utilizem a terra e a água de forma mais eficiente, conservando, assim, a biodiversidade. O desafio real no futuro envolve as decisões que reguladores e os responsáveis pelas políticas estão tomando para oferecer aos agricultores mais acesso a tecnologias agrícolas”, explicou o representante Farias.

Fonte: Secom