Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foi realizado na manhã desta segunda-feira, 23, o desfile dos novos uniformes de alunos e servidores das escolas estaduais do Tocantins. Como modelos, desfilaram os próprios futuros donos das roupas no Palácio Araguaia.

No evento o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo, explicou que os modelos escolhidos foram adaptados para cada público com a intenção de “valorizar os símbolos do Estado priorizando a escola pública como uma escola de qualidade”. Danilo falou ainda da descentralização da produção dos uniformes que serão confeccionados nos municípios onde funcionam as unidades escolares. “Queremos com isso movimentar a economia local e fortalecer as micro empresas, beneficiando as pequenas confecções. O recurso destinado pelo governo do Estado para os uniformes é de R$ 8 milhões visando valorizar a educação e dignificando o trabalhador”, esclareceu.

A escolha dos itens foi precedida por um estudo para que as vestimentas tivessem materiais de alta qualidade e que agradassem aos alunos e trabalhadores da escola. Serão cerca de 50 peças destinadas aos alunos, diretores, professores, merendeiras, vigias, auxiliares de serviços gerais e corpo administrativo.

Para a confecção dos uniformes foi escolhido um tecido leve, com alta durabilidade e com os recortes modernos e entre os estudantes presentes a aprovação foi geral. “Adorei, achei lindo!”, disse a estudante Daiane Gomes, que estuda o 8º ano na Escola Estadual Luiz Gonzaga, em Palmas. Hygor da Silva, aluno do Colégio Estadual Criança Esperança, concorda. “Achei muito legal e confortável. Se quiser dá até pra ir na festa”, brinca.

Para a diretora Regional de Ensino de Pedro Afonso, Luzia Freire, a distribuição dos uniformes acarreta uma série de benefícios para a escola. “Usar o uniforme é uma maneira de vestir, literalmente, a camisa da educação. Identifica os alunos e funcionários, transmitindo segurança e é também uma economia para os pais. Estamos aguardando o repasse e os moldes para começarmos a confeccionar”, conta.

A nova vestimenta também agradou o vigia Flávio Marques, do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, que desfilou usando a farda, “É bem bonito e impõe mais respeito”, avaliou.

Conforto e economia

Os pais dos educandos também ficaram satisfeitos com a doação dos uniformes, que além de bonitos e confortáveis vão significar um gasto a menos no orçamento doméstico. “Todo mundo gosta de ganhar roupa nova. Achei todos lindos”, diz Antônia de Jesus, mãe da aluna Mariana de Jesus, que cursa o 8º ano no Colégio Augusto dos Anjos.

“Os pais e os estudantes já vinham cobrando o uniforme, mesmo achando que seriam comprados. Vamos levar para eles essa ótima notícia de que não só os alunos, mas todos os funcionários da escola vão receber gratuitamente do Governo do Estado os uniformes, sem falar que são lindos”, conta a diretora da Escola Estadual Setor Sul, Élia Barros.

A meta da Secretaria Estadual da Educação é que até o final deste semestre alunos e servidores de todos as escolas estaduais estejam devidamente uniformizados.

Fonte: Ascom Seduc