Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Após ser notificado pelo Ministério Público Estadual (MPE), o Sindicato Rural de Gurupi se comprometeu a cumprir todas as recomendações da 6ª Promotoria para realização da 39º Exposição Agropecuária – Expo 2011 e 16ª Cavalgada de Gurupi, que acontece entre os dias 26 de maio e 05 de junho.

Baseada no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em 2010, a recomendação do promotor de justiça Marcelo Lima Nunes requer a adoção de medidas que visem garantir segurança e organização da festa. “O TAC assinado no ano passado teve um efeito prático muito bom, por isso, para 2011, foi expedida recomendação nos mesmos moldes do termo”, esclareceu.

A recomendação pede atenção especial quanto à cavalgada, evento tradicional que abre a exposição agropecuária da cidade.

Visando a segurança dos participantes e do público, a cavalgada prevista para sexta-feira, 27, deverá ter companhamento da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Superintendência Municipal de Trânsito, ficando expressamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas e uso de veículos automotores durante o percurso, exceto de tratores conduzidos por pessoas habilitadas.

Alerta também para o trato com os animais, não sendo permitida a utilização de esporas de maneira abusiva e ocupação de mais de duas pessoas na montaria, entre outros.

Os cuidados com a segurança também devem ser adotados pelo Sindicato Rural durante os 11 dias da exposição no Parque de Exposição Agropecuária João Lisboa da Cruz. A recomendação aponta necessidade de contratação de seguranças particulares; instalação de sistema de monitoramento por câmeras; limpeza diária das instalações; e adequação da estrutura para o combate e prevenção de incêndios.

Em caso de descumprimento durante a realização da festa, o MPE adotará medidas judiciais cabíveis.

Fonte: Ascom MPE