Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A décima quinta edição do Encontro dos Administradores do Tocantins (XV ENATO) começa nesta quarta-feira, 25, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios, em Palmas. Inscritos no evento, podem comparecer ao local, a partir das 18 horas, quando estará sendo feito o credenciamento.

A solenidade de abertura, com a participação do presidente do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA/TO), Rogério Ramos, com demais membros da diretoria, e autoridades regionais, será às 20 horas. Na ocasião, serão realizadas as apresentações de balé da Escola de Dança Verbo e da banda de música da Polícia Militar.

Após pronunciamentos, o doutor Antônio Jorge Cunha Campos ministra a palestra, Brasil Sustentável Desafio para os Governantes. Campos é doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio na Espanha, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professor do Curso de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas e Instrutor do curso de Logística e Distribuição da Universidade do Oeste Catarinense Avaliador Ad hoc do Ministério da Educação em Curso de Administração de Empresas.Programação

25/05 – Quarta-feira
18h - Credenciamento
20h - Solenidade de abertura com a participação de autoridades nacionais e regionais.

21h)0 - Palestra Magna
Tema: Brasil Sustentável Desafio para os Governantes
Palestrante: Dr. Antônio Jorge Cunha Campos

26/05 – Quinta-feira
19h- Palestra - Tema: A sustentabilidade do administrador em um ambiente de mudanças
Palestrante: Dr.James Luis Venturi.

21h - Palestra - Tema: A Sustentabilidade na Administração e a Metodologia do Carbono Social – MCS
Palestrante: PhD. Divaldo José da Costa Rezende

Eventos paralelos
• 08h às 09h45 – Oficina –Trabalhos Acadêmicos, sem mistério – Adm. Lucy Melo
• 10h às 11h45 – Oficina – Finanças pessoal, como anda a sua? – Adm. Delson Henrique Gomes
• 14 às 17h – I Encontro de Delegados Juniores do CRA Jr.

27/05 – Sexta-feira
19h - Cases de Sucesso
• Graziela de Oliveira Coelho – Franquia Arezzo e M Martam
• Fabiano do Vale – Grupo Fabiano Parafusos
• Joran Junior – Incubadora de Empresas de Agronegócios – UNITINS

21h - Palestra - Tema: Sustentabilidade com investimentos, projetos e ações economicamente viáveis

Palestrante: Ms. Júlio Francisco Dantas de Rezende

Eventos Paralelos
• 8h às 09h45 – Oficina Consumo eletrônico consciente – Adm. Michel Melo Cardoso
• 10h às 11h45 – Oficina Empreendedorismo e Sustentabilidade – Adm. Renato Jayme
• 14 às 17h – III – Encontro de Professores e Coordenadores de Curso de Administração (EPROCAD)

Durante todo evento
Apresentação de Painéis de Artigos Científicos (procedimentos no site do CRA)
Coordenação – Adm. Sidney e Admª. Martha

Perfil - Palestrantes

Julio Francisco Dantas de Rezende - Administrador, Psicólogo e palestrante nas áreas de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento humano. É presidente do Instituto de Inovação e Sustentabilidade, professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, vice-diretor da Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal (FACEN). Autor dos livros Matrix e a Administração Transpessoal, Crônicas da Virtualidade, Transpersonal Management: Lessons from The Matrix trilogy, Gestão da Inovação: introdução e prática e Rock e Gestão. James Luiz Venturi - Doutor em Administração. Mestre em Turismo e Hotelaria. Especialista em Administração Rural; Gestão de Programas de Reforma Agrária e Assentamento; Metodologia do Ensino Superior; Educación, Ciencia y Tecnologia. Graduado em Administração de Empresas. Coordenador de programas de Pós-graduação. Professor e Pesquisador convidado na Universidad Nacional de Pilar e Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai); Universidad de Cantábria (Espanha) e Universitá di Napoli (Itália). Autor de cinco livros e diversos artigos científicos. Coordenador acadêmico de MBA da Universidade Gama Filho/CIECS em Joiville. Coordenador do Curso de Administração da FAPAG. Divaldo José da Costa Rezende - Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (MG), tem larga experiência e formação na área ambiental. Foi um dos fundadores do Instituto Ecológica de Palmas. Também foi assessor de Planejamento dos governos do Tocantins e do antigo Território Federal de Roraima, hoje Estado de Roraima. Em 1996 tornou-se Mestre em Recursos Rurais e Política Ambiental pelo Imperial College da Universidade de Londres e em 2009 concluiu o PhD em Biologia na Universidade de Aveiro (Portugal).
É membro do Grupo Técnico de Emissão e Registros de Projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) das Nações Unidas. Foi um dos responsáveis pela visita do Príncipe Charles ao Tocantins em 2002, ocasião que foi visitado o Centro de Pesquisas do Canguçu, onde foi iniciado o primeiro projeto de Sequestro de Carbono do Tocantins. Exerceu o cargo de diretor executivo da empresa CantorCO2. Divaldo é autor e editor de diversos livros, dentre os quais Biodiversidade e Carbono Social – Editora Afrontamento e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Portugal 2010; e Carbono Social - Agregando valor ao desenvolvimento sustentável (edição em inglês e português) ISBN 85 7596024-5 (Rezende, Divaldo; Merlin, Stefano; Instituto Ecológica, Palmas 2003). Antonio Jorge Cunha Campos - Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio na Espanha, mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba e Graduado em Administração de Empresa pela Universidade Federal do Amazonas1991. Professor do Curso de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas e Instrutor do curso de Logística e Distribuição da Universidade do Oeste Catarinense. Avaliador Ad hoc do Ministério da Educação em Curso de Administração de Empresas).