Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Marcio Di Pietro

Foto: Marcio Di Pietro

O percentual de endividamento em Palmas apresentou queda em maio, comparado ao mesmo período do ano passado. Em relação ao mês de abril houve um leve aumento no número de famílias endividadas.

Os dados da PEIC Tocantins (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), realizada pela Fecomércio Tocantins em parceria com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostram que, em maio, a parcela de famílias palmenses endividadas ficou em 58%, em abril o percentual era de 55% e em maio do ano passado de 81%.

Em números absolutos, a PEIC registrou em maio deste ano 39.205 famílias endividadas, contra 54.429 apontadas no mesmo período de 2010. As famílias que ganham acima de 10 salários mínimos totalizam 79% dos endividados, enquanto os que ganham até esta média chegam a 55%.

Já o percentual de famílias que têm dívidas em atraso ficou em 16%, um ponto a menos do que o registrado em abril e 32 pontos a menos do que em maio de 2010. O número daqueles que declararam não ter condições de pagar as dívidas no momento passou de 2% em abril para 4% neste mês, o mesmo registrado em maio do ano passado.

Nível de endividamento

De acordo com a pesquisa, a parcela de famílias que afirmaram estar muito endividadas é 5,8% em maio. Aquelas que se dizem pouco endividadas representam 36,3%. Os “mais ou menos” endividados totalizam 16,0%.

Renda comprometida

A PEIC mostra ainda que a parcela da renda comprometida com dívidas alcançou 28,6%. As famílias com comprometimento de 11 a 50% da renda em dívidas chega a 63,2%.

Já o tempo médio de comprometimento com as dívidas ficou em 8,2 meses, sendo que 12,7% das famílias endividadas estão comprometidas com dívidas por até três meses, 24,1% entre seis meses e um ano e 43,3%, por mais de um ano.

Tipo de dívidas

Sobre os principais tipos de dívidas, o cartão de crédito mantém a primeira colocação de endividamento com 63,9%, em abril este item alcançou 58,8%.

Já os carnês diminuíram, saindo de 39,9% registrado em abril, para 29,6% e maio. E o terceiro lugar dado em abril ao crédito pessoal, ficou desta vez com o financiamento de carro. Este item subiu de 14,4% registrado mês passado, para 24,4% em maio.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fecomércio