Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) registrou nesta manhã de segunda-feira, 30, no Senado, discurso sobre a falta de preparo dos jovens que buscam o seu primeiro emprego no Tocantins. Com base em sua experiência como empresário, Ataídes Oliveira disse que as opções de ensino profissionalizante no Tocantins são insuficientes para a demanda do Estado mais jovem da Federação. O senador tocantinense apresentou o seu depoimento na sessão comemorativa dos 102 anos do Ensino Técnico Profissionalizante no Brasil.

A sessão especial do Senado foi solicitada pelo senador Paulo Paim (PT RS) por ocasião da discussão de criação do Fundo Nacional do Ensino Profissionalizante (Fundep). Já aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a matéria aguarda inclusão na pauta do Plenário.

IFTO e Sistema “S”

Ataídes elogiou o trabalho do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), mas considerou que os resultados ainda não atendem a demanda dos jovens e nem dos empresários. “O Tocantins precisa de mais gente capacitada para trabalhar”, alertou o senador.

Ao analisar a falta de opção dos jovens tocantinenses, Ataídes Oliveira ressaltou a importância do Sistema “S” – SESI, SENAI, SESC, SENAT e outros no ensino profissionalizante do País. Segundo Ataídes, pelo movimento financeiro que Sistema S arrecada, poderia fazer muito mais do que têm feito até o momento.

Para o senador Ataídes, infelizmente os cursos profissionalizantes que são oferecidos nas regiões mais desenvolvidas, não são oferecidos nas regiões mais ao norte do País. “Uma de minhas expectativas durante o meu mandato de senador da Republica é ver o Sistema S tratando o Tocantins como trata os estados do sul e sudeste do País”, resumiu o senador ao deixar a tribuna do Senado.