Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Nesta terça-feira, 31, as provas do Salto - Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins, estão sendo aplicadas nas escolas da Diretoria Regional de Gurupi, para alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Estão sendo aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática.

A diretora da Escola Estadual Vila Guracy, em Gurupi, Neusa Maria Santos Duarte, explicou que os alunos se comportaram muito bem durante a realização das provas, responderam com calma, estavam tranqüilos e houve uma ótima freqüência.

“A avaliação é importante porque indica o índice de aprendizagem dos nossos alunos. É um diagnóstico que teremos da nossa educação para conhecermos a nossa realidade”, frisou Neusa Maria.

A professora Divina Pereira Barros Cardoso, da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, em Sandolândia, disse que as provas do Salto são importantes, porque os alunos começam a se preparar para exames externos como o ENEN, vestibulares e concursos públicos.

A finalidade do Salto é avaliar a qualidade do ensino e aprendizagem na Educação Básica do Tocantins tanto na rede estadual como na municipal com vistas a promover a modernização da gestão, o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem e a melhoria dos indicadores educacionais do Estado.

Fonte: Ascom Seduc