Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A partir desta sexta-feira, 3, será a vez da população de Porto Nacional conhecer a exposição Arte Portinari Trabalho e Jogo. As pinturas e gravuras vão ficar expostas até o dia 28 de junho no Sesc Ler de Porto Nacional, que fica no setor Novo Planalto, Quadra 41A, Rua 09. A entrada é gratuita e a exposição pode ser vista das 8h às 21h.

Com o objetivo de facilitar o acesso do público brasileiro aos acervos dos museus, o Projeto Artesesc reproduziu – fotograficamente – pinturas, gravuras e desenhos de Candido Portinari abordando o trabalho e o jogo. Além de informações estéticas, esta é uma oportunidade para o público sonhar, viver suas fantasias e descobrir que trabalho e jogo podem se fundir num mesmo momento prazeroso.

Tratando-se de Portinari, um artista que retratou sua terra e sua gente, esta exposição busca integrar os conceitos de trabalhar e brincar, e passa para o público a idéia desse movimento constante, acumulador e gerador entre atividades humanas de trabalho/lazer/educação, esperando que chegue o tempo preconizado por Paulo Freire, quando não se estude para trabalhar, nem se trabalhe para estudar.

Fruto de uma parceria entre o Sesc e os museus Castro Maya e o Projeto Portinari esta exposição percorre todo o país democratizando dessa forma o acesso a arte.

Fonte: Ascom Sesc