Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

A Setas – Secretaria do Trabalho e da Assistência Social entregou mais 130 cartões do idoso, em Palmas, nesta quarta-feira, 1. As entregas foram feitas aos idosos que se cadastraram nos Cras – Centro de Referência da Assistência Social, localizados na 1.206 Sul, 407 Norte e 605 Norte. As entregas estão sendo realizadas, na capital, desde o dia 27 de maio e ao todo 245 idosos já foram beneficiados, apenas no ano de 2011.

A subsecretária da Assistência Social, Vicença Lino, esteve presente nas entregas e agradeceu a parceria dos município para efetivação da Lei; “Esta lei é um reconhecimento a todo trabalho prestado por nossos idosos à sociedade. Por isso é fundamental o envolvimento de todos para garantir o acesso deles ao direito”.

O Cartão do Idoso foi instituído pela Lei n° 2.001/08, que garante a gratuidade no transporte intermunicipal para idosos com idade a partir de 60 anos e renda mensal menor ou igual a 2 salários mínimos.

Nos eventos de entrega o coordenador de Fiscalização e Transporte da ATR – Agência Tocantinense de Regulação, Absalão Rodrigues, explicou aos idosos que as empresas de transporte devem reservar duas vagas gratuitas por veículos com mais de 20 lugares e uma vaga em veículos de até 20 lugares . Se essas vagas já estiverem preenchidas, as empresas são obrigadas a dar 50% de desconto aos portadores do Cartão do Idoso que desejam viajar. Explicou, ainda, que caso a lei não seja cumprida, os idosos devem denunciar a situação à ATR, pelo telefone 0800 646 23 43.

O aposentado Abrão Gomes Barbosa de 70 anos recebeu com muita empolgação o seu cartão e já faz planos: “Agora vou andar muito, visitar os parentes. Só a aposentadoria é muito pouca para todas as despesas, nunca sobrava dinheiro”. Completou o aposentado.

Os idosos interessados em solicitar o benefício devem procurar as Secretarias Municipais de Assistência Social ou os Cras – Centro de Referência da Assistência Social do municípios.

Fonte: Ascom Setas