Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Durante os seis dias de programação do programa “Prefeitura em Ação” moradores do Assentamento Loroty, em Lagoa da Confusão, região Sul do Tocantins, receberam benefícios e atendimento nas áreas sociais, saúde e educação, além de garantias de projetos e iniciativas que têm como objetivo principal proporcionar melhorias na qualidade de vida e renda das famílias.

A ação desenvolvida pela Prefeitura de Lagoa da Confusão, que transferiu a administração para o assentamento, foi finalizada no sábado, 4, com seminário promovido por trabalhadores rurais. O senador Vicentinho Alves (PR), o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Estado, Jaime Café e o prefeito Neto Lino e seus secretários foram algumas das autoridades participantes.

A Seagro apoiou o evento com o anúncio do projeto piloto de produção de peixes em tanque-rede e distribuição de 600 mudas de bananas produzidas no Centro Tecnológico de Palmas, sede todos os anos da Agrotins. Outras 400 mudas serão entregues nos próximos dias no local.

Além do projeto de piscicultura, Jaime Café anunciou que, por determinação do governador Siqueira Campos, serão feitas melhorias nas estradas vicinais, como a via que liga o Loroty à Lagoa da Confusão. “O próprio governador já falou que isso é prioridade.”

O secretário também garantiu empenho para a criação de uma unidade do Ruraltins em Lagoa e a concretização da inauguração da Adapec no assentamento – prédio está pronto. “Essas unidades terão um diferencial: os técnicos serão filhos do Loroty. Vamos valorizar aqueles que fizeram curso da Fundação Bradesco para trabalhar aqui, ajudar a produção e desenvolvimento do Loroty”, afirmou.

Café reconheceu o trabalho dos agricultores. “Aqui, no Loroty, vocês têm de ser orgulhar, pois é um assentamento que produz, que gera renda e condição de vida digna para suas famílias. Precisamos e vamos trabalhar para melhorar mais”, concluiu.

A diretora do programa Pró-Vida, da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Karina Coelho, destacou em sua mensagem o trabalho do projeto e se colocou à disposição para atendimento das famílias.

Reivindicações

Já o prefeito Neto Lino, em sua explanação, detalhou o trabalho do programa da prefeitura, agradeceu ao senador e ao secretário pelos benefícios ao município. Ele fez outras reivindicações, como melhorias na infraestrutura principalmente das estradas e pleiteou apoio do senador para que a Vivo coloque uma torre de sinal de celular, entre outros projetos. “Não podemos pensar em produção sem condições para escoar. E as melhorias nas estradas são fundamentais.” A organização do seminário também listou dezenas de demandas e reivindicações, a maioria também na área de infraestrutura, aspectos sociais e geração de renda. O senador e o secretário se comprometeram em buscar apoio e atuar para conseguir os benefícios.

Vicentinho destacou a importância de seminários e reuniões como a realizada no assentamento, onde estão juntos os agricultores, sindicatos e associações, que têm a oportunidade de ficar frente a frente com gestores. “É a oportunidade que vocês têm de cobrar e a nossa de estarmos perto da comunidade e saber de seus anseios e necessidades.”

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro