Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sob a coordenação do presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Donizeti Nogueira, a Caravana dos 30 anos do PT no Tocantins visitou os municípios de Babaçulândia e Wanderlândia no domingo, 05, para dar continuidade às comemorações que marcam as três décadas de atuação do PT na região que hoje é o Estado do Tocantins.

“Devemos agradecer antes de tudo aos homens e mulheres que lutaram para que pudéssemos estar aqui hoje comemorando os 30 anos de PT no Estado do Tocantins. São mulheres como a companheira Maria Helena, que já em 1982 concorreu à prefeitura do município de Wanderlândia e que até hoje milita no PT, e homens como o saudoso Padre Josimo Tavares, que pagou com a própria vida o preço por indignar-se com as injustiças sociais”, destacou Donizeti Nogueira, durante a abertura do evento.

As festividades começaram às 9 horas, no município de Babaçulândia, onde Donizeti apresentou a palestra “Brasil nos anos de 1970 e 1980” para um público de mais de 100 pessoas, entre filiados e simpatizantes. Donizeti falou sobre o clima político do Brasil no período em que o país vivia sobre o regime da ditadura militar e das dificuldades e desafios de se criar um partido como o PT. “Vivia-se um período difícil em nosso país e o PT surge das percepções de diversas entidades, organizações e movimentos que necessitavam de um partido que viesse de encontro às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras e atendesse os anseios de milhões de brasileiros”

O deputado estadual Zé Roberto também prestigiou o evento ao lado de lideranças como a presidente do PT de Babaçulândia Jesus Holanda, do coordenador da Macrorregional de Araguaína, João Batista, do superintendente da Pesca no Tocantins e secretário-geral do PT, Josafá Maciel, do vereador petista do município, Cássio Ramos Brito, além de prefeitos, coordenadores de macrorregional, dirigentes de órgãos federais, vereadores e vice-prefeitos.

À tarde, a Caravana se deslocou para o município de Wanderlândia, onde foi realizada uma roda de conversa.

Comunidade de Babaçulândia apresenta demandas

Durante o evento de comemoração dos 30 anos do PT no Tocantins realizado em Babaçulândia, uma temática muito discutida pela comunidade foi as mazelas deixadas pela construção da Barragem de Estreito. O deputado José Roberto se posicionou sobre os relatos dos atingidos e colocou-se à disposição para ajudar a encaminhar as demandas junto às autoridades e ao consórcio responsável pela construção da obra.

Donizeti destacou a necessidade de se repensar a construção de hidrelétricas. “É preciso repensar a forma de se relacionar com os atingidos e responder aos impactos sociais e ambientais. Nosso papel aqui hoje enquanto Partido é também ouvir os anseios da comunidade, por isso a direção estadual está à disposição para contribuir e ajudar encaminhar esse debate”.

Para Josafá Maciel, superintendente da Pesca no Tocantins, como o Lago já uma realidade no município é preciso trabalhar para que o Lago esteja à disposição da comunidade. “Não podemos permitir que as margens do lago sejam privatizadas, elas devem continuar públicas, como públicas eram as margens do rio”.

Fonte- Assessoria de Imprensa/ PT