Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Márcio Vieira Linha de montagem de sapatos já funciona em Colinas Linha de montagem de sapatos já funciona em Colinas
  • Galpão já está recebendo suporte para fabricar calçados em Colinas
  • Mão de obra para produzir calçados obedece a treinamento específico
  • Ao lado de empresário e do prefeito de Colinas governador inspeciona as instalações do curtume da empresa Mariner
  • Governador conheceu detalhes do beneficiamento do couro
  • A confecção do sapato exige adequado tratamento do couro

No caminho deincentivar a cadeia produtiva da indústria do couro no Tocantins, estado detentor de um rebanho de 8 milhões de cabeças de gado, o governo estadual editoumedida fiscal ampliando a taxação de ICMS sobre a saída do produto “in natura” seja “em estado fresco, salmourado ou salgado”. Ontem, segunda-feira (06/06), com a publicação no Diário Oficial do decreto nº 4.312, assinado pelo governador Siqueira Campos, a nova disposição tributária passa a valer em todo o Estado, e de imediato, evitará que o importante produto tocantinense seja encaminhado para o beneficiamento em outros estados, como estava ocorrendo, até deixando de suprir as próprias indústrias regionais.

José Donizeti Andrian, diretor do Grupo Mariner, maior fabricante de calçados da América Latina e proprietário do Curtume Tocantins, estabelecido em Colinas do Tocantins, ocupando área de 20 mil metros quadrados e responsável por quase 200 empregos na região, comemorou a medida governamental: “Trata-se de atitude louvável feita pelo governador Siqueira Campos, a quem devemos ser gratos, pois vai permitir que o produto seja beneficiado aqui no Estado, gerando impostos para o governo, ao mesmo tempo que concede mais segurança ao empresários do setor”, disse.

Em Colinas, Adrian gerencia a instalaçãoda Fábrica de Calçados Mariner, um grande investimento da indústria calçadista e que indiretamente vinha sendo prejudicado pelo incentivo dado ao couro vendido para fora do Estado. O grupo possui grande tradição no ramo, uma vez que em Franca (SP), mantém unidade fabril de alta produção de sapatos masculinos por dia. A Mariner em Colinas pretende fabricar 2 mil pares de sapatos por dia, gerando cerca de 700 empregos diretos na região.

O prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto, não escondeu o entusiasmo: “A mudança na legislação feita pelo governador Siqueira Campos representa também uma vitória do setor produtivo da área industrial, o que possibilita a sua competitividade no mercado de derivados de couro”, disse. O prefeito de Colinas considerou ainda que para o Estado do Tocantins também foi uma grande conquista uma vez que aumenta sua base de arrecadação.

Com a nova legislação, o Tocantins passa a agregar valor ao produto na área do couro, o que possibilita a geração de novos empregos. No mês passado, o governador Siqueira Campos, acompanhado de secretários estaduais, empresários e do próprio prefeito Santana, inspecionou as novas instalações da Fábrica de Calçados Mariner, e conheceu de perto o trabalho de beneficiamento do couro realizado nas instalações do Curtume Tocantins. Foi quando se convenceu da extrema necessidade de impedir que o couro tocantinense - o Tocantins é detentor de um dos maiores rebanhos brasileiros -, escapasse da região praticamente sem qualquer taxação significativa.

O diretor Donizete Andrian, que está à frente da montagem da Indústria de Calçados Mariner no município, trabalha com a hipótese de inaugurar em breve as instalações da linha de montagem dos calçados, com tecnologia de ponta, em galpão de 4 mil metros quadrados, erguido às margens da Rodovia Belém-Brasília.

Da redação com informações Secom