Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário estadual de Educação, Danilo de Melo, participou na última quinta-feira, 09, da premiação do I Concurso de Redação da Fetipa – Fórum Tocantinense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem. O evento aconteceu durante o lançamento do fórum que tem por objetivo sensibilizar empresários, governos e entidades não governamentais quanto ao prejuízo do trabalho infantil e da necessidade de ações que promovam a aprendizagem profissional.

O fórum é formado pela Superintendência Regional do Trabalho, organizações não governamentais e o Governo do Estado, por meio da Seduc - Secretaria Estadual da Educação e da Setas - Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

O concurso de redação aconteceu entre os dias 23 e 27 de maio e foi voltado para estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública estadual e educandos do Peti – Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, ambos de Palmas.
‘Erradicação do trabalho infantil’ foi o tema proposto para os alunos do 6° ao 9° ano. Já para os estudantes do 1º ao 3° ano do ensino médio o assunto foi ‘Promoção da aprendizagem’.

Yago Elias Resplandes, de 14 anos, levou para casa um netbook pela segunda colocação na categoria do ensino fundamental. Segundo ele são necessárias ações de conscientização sobre o trabalho infantil. “Lugar de criança é na escola. O governo e as ONGs precisam se unir para que as crianças do Tocantins não trabalhem, mas estudem para ter uma profissão quando chegar a hora”, pontuou o estudante que cursa o 9º ano na Escola Estadual Madre Belém. Rayane Sousa e Silva, do Peti de Taquaruçu, ficou com o primeiro lugar na mesma categoria e recebeu das mãos do secretário Danilo de Melo, um notebook doado pela Seduc.

As estudantes Maria Regina Loiola, do Colégio Estadual Tiradentes e Hyanca Rodrigues, do Colégio Estadual São José, foram as vencedoras do ensino médio e também receberam como premiação computadores portáteis.

Fonte: Ascom Seduc