Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Durante a programação na tarde desta sexta-feira, 10, do I Encontro Estadual de Planejamento e Orçamento do Tocantins o secretário de Relações Institucionais, Lívio de Carvalho, anunciou o envio de ofício ao Ministério do Planejamento para formalização de um termo de cooperação.

Segundo o secretário, a cooperação é fruto de um trabalho em conjunto da Secretaria do Planejamento e da Secretaria de Relações Institucionais junto à Secretaria de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento, e se dará no compartilhar de técnicas para elaboração do Orçamento do Estado.

“Com essa cooperação a SOF vai apresentar ao Estado as técnicas utilizadas pelo Governo Federal, esta metodologia que pretendemos usar a partir do próximo Orçamento. Por meio desta cooperação o Estado busca uma qualidade técnica, que de fato vai possibilitar que se alcance aquilo que foi estabelecido no PPA”, explicou Lívio de Carvalho.

De acordo com o secretário através da cooperação entre o Estado e o Ministério de Planejamento vão ser realizadas capacitações de pessoal. “A SOF já se dispôs estar conosco aqui promovendo capacitações para os servidores e a partir dessa cooperação todas as vezes que houver capacitações no Ministério nosso pessoal também estará lá”, ressaltou o secretário.

Nova metodologia

Uma das palestras realizadas na tarde desta sexta apresentou a metodologia do Plano Plurianual (PPA) Federal. O assunto foi abordado pelo analista do Ministério do Planejamento, Eugênio Andrade Vilela dos Santos, que debateu com os presentes a nova metodologia utilizada pelo Governo Federal, para estabelecer os projetos e programas dos próximos quatro anos.

Segundo o secretário Lívio de Carvalho a intenção é implantar a metodologia na elaboração do PPA do Estado. “A intenção é implantarmos, talvez não consigamos fazer isso de uma vez, mas a intenção é tentar adotar o máximo que pudermos”, enfatizou o secretário, que ao concluir explicou que “até agora o PPA era feito como se fosse um grande Orçamento, para os próximos quatro anos, mas hoje se vê essa necessidade de modificar os conceitos. O PPA passa a ser um plano estratégico, que estabelece quais serão as estratégias que serão adotadas para se alcançar as metas”.

Outra palestra apresentada nesta tarde foi a que tratou de “Orçamento Público”, proferida pelo analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Orçamento Federal.

A programação do I Encontro Estadual de Planejamento e Orçamento do Tocantins terá continuidade neste sábado, 11, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar e é aberta ao público.

Fonte: Secom