Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação/ATR Relatório detalha fiscalização que apontou irregularidades em todas as Estações de Tratamento de Esgoto da Capital, com danos ao meio ambiente Relatório detalha fiscalização que apontou irregularidades em todas as Estações de Tratamento de Esgoto da Capital, com danos ao meio ambiente

Foi concluído nesta segunda-feira, 13, o relatório da ação de fiscalização no sistema de esgotamento sanitário de Palmas. A ação foi realizada em maio deste ano por técnicos da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e apontou irregularidades em todas as Estações de Tratamento de Esgoto da Capital. A ATR notificará a Companhia de Saneamento do Tocantins – Saneatins para que, dentro dos prazos legais, corrija as irregularidades encontradas.

Segundo o relatório, de um modo geral, os sistemas inspecionados das Estações de Tratamento de Esgoto de Palmas encontram-se dentro dos padrões estabelecidos. No entanto, o relatório apontou algumas irregularidades referentes à questão ambiental. “Considerando a função da ATR em assegurar a prestação adequada dos serviços públicos à população, nesta ação de fiscalização tivemos o cuidado de analisar a qualidade dos efluentes, que é o esgoto depois de receber o tratamento devido nas estações”, considerou a engenheira ambiental da ATR, Jordanna Lustosa. O documento revelou que o padrão de qualidade dos efluentes que são despejados nos mananciais de Palmas, como o Lago da Usina de Lajeado e os córregos Prata e Brejo Comprido, não está em conformidade com os parâmetros recomendados pelas resoluções CONAMA nº 357/05 e nº 430/11.“Encontramos a presença de substâncias como o Nitrogênio Amoniacal e o Fósforo Total com valores acima do permitido”,concluiu Jordanna, ressaltando que a presença dessas substâncias pode causar danos ao meio ambiente.

O relatório aponta outras irregularidades como falta de caixa de proteção de válvula de retenção e de pontos de diluição do esgoto com água, falta de limpeza das vias de acesso ao ponto de lançamento, falta de placas de sinalização e advertência e cerca de proteção danificada.

A equipe de técnicos da ATR, composta de Engenheiros Ambientais, Civis e uma técnica em Saneamento, inspecionou as quatro Estações de Tratamento de Esgoto da Saneatins em Palmas. Segundo informações da Concessionária, atualmente, 31.952 residências em Palmas estão conectadas à rede coletora de esgoto.

Fonte: Secom