Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

No mês de junho a FAPTO completa 7 anos de existência, e para celebrar esta data estará promovendo várias ações para divulgação de suas atividades desenvolvidas ao longo deste tempo. A primeira ação está marcada para as 19 horas do dia 15 de junho no Bloco IV (Reitoria) da Universidade Federal do Tocantins, com a palestra “Captação de Recursos Nacionais e Internacionais”, ministrada pela Dra Cássia Camargo, da FUNARBE.

Participará do evento professores, pesquisadores, alunos, parceiros da FAPTO e demais interessados. Na oportunidade, o diretor executivo da Fundação, professor Élvio Quirino fará uma explanação sobre a evolução da instituição. Os participantes contarão também com a participação especial do cantor Camacho.

Atuação

A FAPTO presta serviços, tais como: elaboração e gestão de projetos de pesquisa, captação de recursos para pesquisas, cursos de especialização profissional, realização de concursos em parceria com a Copese, Importação direta de equipamentos para pesquisa via CNPq, gestão de cursos de especialização, desenvolvimento institucional referente a construção e implementação de laboratórios de pesquisas e apoio a eventos científicos e culturais.

Nestes sete anos a FAPTO já gerenciou mais de 300 projetos, atuando em todo o estado do Tocantins, só no ano passado foram 60 projetos de pesquisa, 29 de extensão e 16 de prestação de serviços. Assim, a Fundação expandiu sua atuação com a gerência de projetos de abrangência nacional, como: Pesquisa Nacional “Custo Aluno” e o curso de Pós-Graduação em “Gestão Pública e Sociedade”. Atualmente a FAPTO possui orçamento de R$ 32.500.000,00.

A FAPTO disponibiliza o Edital de Apoio a Eventos, que visa destinar parte dos recursos desta fundação para a realização de eventos acadêmicos, culturais, científicos e tecnológicos. Em 2010 foram apoiados 24 eventos desta natureza e este ano, a previsão é de apoiar aproximadamente 40 outros eventos.

Recentemente foi criado o Escritório de Apoio a Projetos e Captação de Recursos, que atua diretamente junto aos pesquisadores, auxiliando-os em cada etapa da elaboração de seu projeto, bem como promovendo parcerias através do Sistema Financiar com Instituições Públicas ePrivadas.

“É com este espírito empreendedor que a Fundação adquire ano após ano, o seu objetivo de ser referência na região Norte do país em gerenciamento de projetos. Assim, propicia o desenvolvimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão promovidas pela UFT” destaca o diretor executivo da FAPTO, professor Élvio Quirino.

Modernização

A construção da sede da FAPTO no ano passado foi um importante marco, em função do crescimento e expansão de suas atividades. Com este espaço foi possível projetar sua imagem na sociedade, possibilitando um maior profissionalismo da equipe.

Além disto, elevados investimentos foram realizados na área de Tecnologia da Informação com inserção de novos sistemas nos setores de Execução e Acompanhamento, Compras, Gestão de Pessoas, Financeiro e Contabilidade, além de investimentos em recursos humanos, competência gerencial, mobiliários e meio de transportes.

Credenciamento e fiscalização

A FAPTO tem personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, goza de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. É credenciada como instituição de apoio da UFT, junto ao Ministério da Educação - MEC e Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, e também afiliada no Conselho Nacional das Fundações de Apoio as Instituições de Ensino Superior – CONFIES.

É regularmente fiscalizada pelo Ministério Público Estadual e possui na sua estrutura administrativa o Conselho Superior composto por 12 membros, o Conselho Fiscal composto por professores dos cursos de administração, economia e contabilidade além da auditoria independente proporcionando uma maior credibilidade às tomadas de decisão desta fundação de forma transparente e democrática.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ FAPTO