Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, nomeou Elvio Quirino Pereira no cargo de presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt). O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa segunda-feira, 13.

Engenheiro agrônomo, pesquisador e professor universitário, Elvio Quirino Pereira possui 34 anos de experiência, especializado nas áreas de sociologia, desenvolvimento rural, meio ambiente e sustentabilidade. Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em sociologia. 

Entre suas principais experiências profissionais, destaca-se como líder da equipe de implantação da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), no período de 2008 a 2012, e como consultor do Governo do Tocantins, de 1999 a 2000.

Também foi secretário de Planejamento do município de Palmas de 2005 a 2008, período em que liderou a implementação do sistema municipal de gestão e planejamento. Em 2007, elaborou o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Palmas e implementou o Conselho de Desenvolvimento Econômico para a Prefeitura de Palmas.

Na área acadêmica, foi coordenador do curso de especialização em Formação de Agentes Locais de Inovação, desenvolvido entre 2002 e 2003, em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Tocantins), com foco em inovação para micro e pequenas empresas. 

Na área de gestão pública, exerceu os cargos de diretor do Centro de Educação Tecnológica da Unitins, câmpus Paraíso; chefe de gabinete da Unitins, entre 1999 e 2001; assessor de Assuntos Estratégicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre 2016 e 2020, e presidente da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFT, responsável pela implantação dos processos seletivos da universidade e pela realização de diversos concursos públicos para órgãos estaduais e municipais.

Autor de mais de 30 trabalhos acadêmicos, livros e artigos, Elvio Quirino tem trajetória voltada à pesquisa e à docência nas áreas de sociologia rural, desenvolvimento territorial, agricultura familiar, inovação tecnológica e empreendedorismo.

Nomeações já publicadas

O governador Laurez Moreira realizou uma série de nomeações para as pastas do governo. Ao todo, 61 novos nomes foram oficializados, abrangendo secretarias de Estado e autarquias. Confira a lista completa das nomeações já publicadas:

O governador Laurez Moreira realizou uma série de nomeações para as pastas do governo. Ao todo, 57 novos nomes foram oficializados, abrangendo secretarias de Estado e autarquias. Confira a lista completa das nomeações já publicadas:

Luiza Rocha Pinheiro - secretária de Estado da Comunicação;

Ailton Parente Araújo - chefe de gabinete do governador;

Coronel Vitor Teles - secretário-chefe da Casa Militar;

César Hanna Halum - secretário de Estado da Agricultura e Pecuária; responde interinamente pela Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea)

Vânio Rodrigues de Souza - secretário de Estado da Saúde;

Antônio Trabulsi Sobrinho - presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto);

Herbert Brito Barros - presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins);

Romildo Santos Barbosa - presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO);

Jairo Soares Mariano - secretário de Estado da Fazenda;

Hércules Jackson Moreira Santos - secretário de Estado da Educação;

Bruno Sousa Azevedo - secretário de Estado da Segurança Pública;

Cledson da Rocha Lima - presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins);

Bárbara Jesuína Mendes Gomes - presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO);

Ludimila Rodrigues dos Santos Galvão - secretária-executiva da Comunicação;

Larissa Carlos Rosenda - secretária de Estado da Mulher; responde interinamente pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir)

Cláudio Thomas Coelho de Souza - comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO);

Flávio Santos Brito - chefe do Estado-Maior da PMTO;

Thiago Franco Santana - comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO);

Maxuell dos Santos de Souza - chefe do Estado-Maior da CBMTO;

Raul de Jesus Filho e Neto - secretário de Estado da Governadoria;

Manoel Moraes dos Reis Filho - secretário-executivo da Administração;

Irana de Sousa Coêlho Aguiar - secretária-chefe da Casa Civil;

Murilo Francisco Centeno - secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO);

Lina Ester Barbosa Ribeiro - presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto);

Elfas Cavalcante Lustosa Aragão Elvas - subprocurador do Estado do Tocantins em Brasília; responde interinamente pela Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb)

Washington Luiz Vasconcelos - secretário-executivo do Trabalho e Desenvolvimento Social;

Roberto Jorge Sahium - secretário-executivo da Pesca e Aquicultura;

Paulo Antônio de Lima - presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec);

Dalvan Santos Oliveira da Silva - vice-presidente-executivo da da Agência de Defesa Agropecuária;

Paulo Ricardo Silva Machado - presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS);

Afrânio Vilar Freire de Carvalho - presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI);

Eurípedes Fernandes Cunha - secretário-executivo da Educação;

Estellamaris Postal - secretária de Estado da Cidadania e Justiça;

Odilon Coelho Lima Júnior - secretário de Estado de Parcerias e Investimentos;

Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva - secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços;

Ronaldo Dimas Nogueira Pereira - secretário de Estado do Planejamento e Orçamento;

Sergislei Silva de Moura - secretário-executivo do Planejamento e Orçamento;

Juarez Salim Moreira - secretário de Estado dos Esportes e Juventude;

Marcelo Prevedello Pigatto - secretário-executivo dos Esportes e Juventude;

Homero Barreto Júnior - secretário-executivo da Governadoria;

Ana Carina Mendes Souto - secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social; responde interinamente pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur)

Narubia Silva Werreria - secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais;

Wellingthon Júnior Silveira - vice-presidente-executivo do Igeprev;

Thiago Lopes Benfica - vice-presidente-executivo do Itertins;

Nivair Vieira Borges -  procurador-geral do Estado;

Eduardo dos Santos Sobrinho - secretário de Estado de Assuntos Institucionais;

Otoniel Andrade Costa - vice-presidente-executivo da Ageto;

Marcos Antônio Duarte da Silva - secretário de Estado da Administração;

Warner Macêdo Camargo Pires - secretária-executiva da Mulher.

Patrícia de Alvarenga Xavier - subprocuradora-geral do Estado 

Paulo Sidnei Antunes - presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM). 

Divaldo José da Costa Rezende – secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos;

Adenieux Rosa Santana – presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins);

Saulo Sardinha Milhomem – presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR);

Stalin Juarez Gomes Bucar – presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins).

Ana Paula dos Santos Andrade Abadia – secretária-executiva da secretaria de Estado da Saúde (SES/TO);

Solange Aparecida do Nascimento – secretária-executiva dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot).

Gilmar Ribeiro Cavalcante - secretário-executivo de Assuntos Institucionais;

Jax James Garcia Pontes, corregedor da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/TO).