Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

(E/D) Prefeita Marionisce Ribeiro; imperatriz, Aparecida Ribeiro; imperador Antônio Gonzaga e presidente da ATM, Manoel Silvino

(E/D) Prefeita Marionisce Ribeiro; imperatriz, Aparecida Ribeiro; imperador Antônio Gonzaga e presidente da ATM, Manoel Silvino Foto: André Guedes

Foto: André Guedes (E/D) Prefeita Marionisce Ribeiro; imperatriz, Aparecida Ribeiro; imperador Antônio Gonzaga e presidente da ATM, Manoel Silvino (E/D) Prefeita Marionisce Ribeiro; imperatriz, Aparecida Ribeiro; imperador Antônio Gonzaga e presidente da ATM, Manoel Silvino

Prestigiado pela sua tradição, os festejos de Nossa Senhora Aparecida e do Divino Espirito Santo de Pindorama do Tocantins, realizado de 02 a 12 de junho, atraiu durante os 11 dias autoridades políticos e devotos provenientes de cidades e de estados circunvizinhos. O evento, que já faz parte do calendário Cultural do Estado do Tocantins, a cada ano vem crescendo, movimentando o comércio local e a cultura do município.

O carisma do povo, as características interioranas e as belezas naturais do município como a Cachoeira Água Fria, localizada a poucos quilômetros do centro urbano, a Lagoa do Japonês, conhecida por suas águas de cor azul e cristalinas, contribuiram e garantiu a permanência dos turistas e o sucesso da festa.

O evento seguiu com uma extensa programação religiosa por todos os dias, com novenas, procissão, levantamento do mastro de Nossa Senhora Aparecida e do Mastro do Divino Espirito Santo, missa de coroação dos imperadores e sorteio dos novos festeiros para 2012, dando continuidade, ainda houve shows de artistas, chegada do Rally de Ponte Alta, apresentação de Moto Veloterra e por fim a tradicional festa dos velhos, que foi animada pela Banda BR 020, encerrando a programação.

O patrocínio e o apoio do Governo do Estado e de autoridades políticas e empresariais, contribuíram para o sucesso dos festejos durante os 11 dias, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Pindorama. O evento foi organizado pela prefeita Marionisce Gaspar Ribeiro.

Marionisce Ribeiro avaliou positivamente o resultado da festa, pois, de acordo com ela, o aspecto principal foi alcançado, que era a participação em massa dos fieis e dos visitantes em todos os momentos das celebrações religiosas e dos eventos culturais. “É uma festa que nos traz muita alegria, pois temos a oportunidade de cumprimentar os filhos da terra que estão fora e que vem prestigiar essa festa”, disse a prefeita.

Histórico

A religião predominante no município é a católica e desde 1947, quando Pindorama começou a ser habitada, não existia uma imagem, apenas uma capela de adobe construída em 1953, onde os fiéis faziam suas orações. Em 1957, começaram os festejos na comunidade, sendo dia 11 de maio o dia da Padroeira de Pindorama. As festividades iniciaram-se no dia 2 de maio com o levantamento do mastro de Nossa Senhora Aparecida. Novenas e leilões permanecem até hoje. Em 1977, a comunidade de Pindorama sugeriu ao Padre Nonato que levantasse também o mastro do Divino Espírito Santo e que este festejasse junto a Nossa Senhora Aparecida, pois observaram que havia em meio à comunidade devotos do Divino Espírito Santo.

Em 1977, a pedido dos agricultores, por causa das colheitas que ocorriam no mesmo período, o que impossibilitava a presença de muitos romeiros às festas, alteraram a data para o dia 11 de junho, iniciando os festejos dia 2 de junho. Nessa época, padre Faustino era responsável pela Igreja. Os festejos são compostos pelo imperador, imperatriz, capitão do mastro e rainha do mastro e as folias do Divino anunciam a presença do Espírito Santo. As romarias conduzem a bandeira. O giro da folia representa as andanças de Jesus Cristo e seus 12 apóstolos durante 40 dias, levando a sua luz e a sua mensagem, convidando todos para a festa, a festa da hóstia consagrada.

Os foliões que representam os apóstolos andam em grupo de doze ou mais homens conduzidos pelo alferes em jornada pelo sertão. Esse grupo percorre as casas dos lavradores, abençoando as famílias e unindo-as em torno da celebração da festa que se aproxima. Saem a cavalo pelas trilhas e estradas, quando chegam às fazendas para o pouso, alinham os cavalos no terreiro e cantam a licença, pedindo ritualmente acolhida. Durante o giro, os foliões recolhem donativos para a festa.

Organização

A organização dos festejos contou com as iniciativas do assessor de imprensa Marcus Wagner; Secretária de Assistência Social, Marcia Rosal, Beto Mascarenhas Eventos, do Imperador dos festejos, Antônio Filho da Conceição Gonzaga e da Imperatriz, Elba Aparecida Antunes Ribeiro, dos Matreiros de Nossa Senhora Aparecida, Ronaldo Oliveira Guedes e Sofia Belém Oliveira e dos Mastreiros do Divino Espirito Santo, Demerval Tavares de Oliveira e Edilene Maria Ferreira de Oliveira.

Autoridades politicas como o senador Vicentinho Alves (PR), deputado estadual Vilmar do Detran, o prefeito de Ponte Alta, Cleiton Maia, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios e prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino Gomes Neto, lideranças da região, secretários do Município e vereadores, prestigiaram o evento.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa Prefeitura de Pindorama