Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro Subsecretário Ailton Parente apresenta projetos de produção de EmergiasLimpas na II Semana do Meio Ambiente Subsecretário Ailton Parente apresenta projetos de produção de EmergiasLimpas na II Semana do Meio Ambiente

Desenvolver e implantar alternativas de geração de energias limpas no Tocantins, como a produção de biodiesel extraído da soja, foram alguns dos projetos do Governo do Estado apresentados pelo subsecretário de Produção de Energias Limpas da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ailton Parente, na palestra “Energias Limpas: uma visão global”.

O subsecretário ministrou a palestra na tarde dessa segunda-feira, 13 de junho, na II Semana do Meio Ambiente promovida pelos acadêmicos do curso de engenharia ambiental da UFT – Universidade Federal do Tocantins, que fazem parte do PET –Programa de Educação Tutorial. O evento está acontecendo no auditório do Bloco B na instituição de ensino e vai até o dia 14, às 17 horas.

Durante a explanação, Ailton destacou todos os projetos ligados a energias limpas da Seagro como: O Atlas Eólico e Solar do Tocantins; o Uso Produtivo de Energias Limpas; e projeto de produção de etanol com amido da mandioca, exemplificando já a instalação de uma usina no município de Porto Nacional com esse propósito.

Parente apresentou também o projeto de elaboração do Plano Estadual de Agroenergia para viabilizar a formação de viveiros de produção de mudas, além da ação de Reciclagem de Óleo Residual para o Biodiesel, que propõe uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação para mobilizar os estudantes a recolher o óleo de fritura no Estado para a produção do biodiesel.

A instalação de termoelétrica com o capim elefante, ações de sustentabilidade energética e de biodigestor foram outros assuntos abordados pelo subsecretário.

Questionado sobre a implantação e os investimentos das iniciativas, o subsecretário disseque é interesse do Governo desenvolver e instalar essas tecnologias, como também existe o interesse das instituições financeiras em investir. “A Seagro está à disposição e trabalhando para trilhar e produzir energias limpas no Tocantins”, assegurou.

Tecnologia

Parente falou das tecnologias apresentadas pelo empresário José Macena à Seagro. O sistema da empresa Macena Tecnologia de Goiânia (GO) é a produção de energia com placa solar conectada a baterias para iluminar as lâmpadas. Ailton disseque solicitou ao empresário um projeto para substituir o sistema elétrico da secretaria (lâmpadas e computadores, menos ar condicionado já que, segundo ele, o projeto elétrico de uma casa com consumo de 350 megawatt/mês sem a utilização de geladeira e ar condicionado custa R$ 6.000,00. “Vamos apresentar o projeto da secretaria e avaliar se vale a pena a tecnologia, que dura 30 anos, substituindo as baterias a cada seis anos. O projeto da casa, por exemplo, se paga em 20 ou 30 meses, isso demonstra o quanto vale a pena”, afirma.

A estudante Alana Valadares disse que a palestra foi muito produtiva devido a exposição de tecnologias e alternativas para o setor de produção de energias limpas. “É muito importante essa discussão, pois o Governo poderá subsidiar os projetos e os acadêmicos fazer a parte das pesquisas”, avalia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro