Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Até o final deste ano, a previsão é que sejam recuperados mais de dois milhões de metros quadrados da malha viária da Capital, um investimento oriundo da receita municipal que superará R$ 20 milhões. Essa foi a informação divulgada na tarde dessa segunda-feira, 13, pelo secretário Municipal de Infra-estrutura, José Francisco dos Santos, durante entrevista coletiva à imprensa, realizada no auditório do Paço Municipal.

Na oportunidade, também foram anunciadas obras de pavimentação e drenagem, além da duplicação de avenidas e construção de ponte, que irão desafogar o trânsito na Capital. Segundo o secretário, os trabalhos de recuperação já foram concluídos na quadra 303 Norte (Arno 31) e estão em execução os serviços nas quadras 307 Norte (Arno 33) e 503 Norte (Arno 61), a previsão é que o recapeamento nesses locais seja concluído até o final deste mês de junho.

Em seguida, está previsto o recapeamento asfáltico nas quadras 603 Norte (Arno 71), 103 e 104 Norte (ACNO 1 e ACNE 1), 103 e 104 Sul (ACSO 1 e ACSE 1), e nas avenidas LO’s 04, 12, 14 e nas NS’s 08, 10. Também serão priorizadas as avenidas mais debilitadas da região Sul, como nos Aurenys e Taquaralto. “A recuperação asfáltica priorizará as avenidas que estão em situação mais crítica, apontadas a partir de um estudo realizado pela Secretaria de Infraestrutura, a exemplo da 112 Sul (ASR–SE 15) que terá o pavimento substituído”, complementou Santos. Ainda segundo o secretário, o serviço de recapeamento que está em execução dará uma sobrevida de três a quatro ano ao asfalto.

De acordo com o prefeito Raul Filho, a prefeitura tem recursos garantidos para recuperação de dois milhões de metros quadrados do pavimento com mais de 10 anos. “Dependendo da receita, para o ano que vem vamos fazer a recuperação de mais um milhão de metros quadrados. Também estamos buscando parcerias com o Governo Federal e Estadual para que consigamos atingir a meta de recuperarmos mais seis milhões de metros quadrados da malha viária da nossa Capital”, acrescentou o prefeito.

Novas obras

O secretário José Francisco também anunciou a retomada das obras de pavimentação e drenagem das quadras 305, 405 e 605 Sul, que já estão em fase final de licitação e ainda neste mês os serviços voltarão a ser executadas.

Para melhorar a malha viária e o sistema de drenagem da Capital, ainda foi anunciado a drenagem em algumas quadras da região sul que sofrem com alagamentos, como na Avenida Palmas Brasil, e um pacote de obras no valor de R$ 10 milhões que contemplará a duplicação da Avenida Theotônio Segurado, sentido região Norte, construção da ponte sobre o Córrego Sussuapara, duplicação da NS-01, sentido sul a partir do Hospital Geral de Palmas, conclusão da pavimentação e drenagem das quadras 212 e 405 Norte(ASR-NE 25 e Arne 53), duplicação de parte das avenidas NS-10 e LO-10, além de outros novos trechos que serão abertos e pavimentados, melhorando assim o tráfego e a infra-estrutura da mais nova Capital do país.

Parceria

José Francisco ainda sinalizou uma provável parceria com o Governo do Estado para a pavimentação de algumas quadras. “O governador Siqueira Campos nos solicitou que fosse feito um levantamento das quadras a serem pavimentadas. Já realizamos o levantamento, e já foi encaminhado à Secretaria Estadual de Infraestrutura, que definirá o valor do recurso a ser destinado”, destacou.

Gestão Raul Filho

Só na gestão Raul Filho, dentre as obras concluídas somam mais de um milhão de metros quadrados de pavimentação, e 60 mil metros lineares de drenagem pluvial já concluídos, incluindo também nesse valor as Macro-drenagens. Diferente das gestões anteriores, todas as quadras que receberam obras de pavimentação asfáltica nessa gestão, também, receberam drenagem pluvial em funcionamento.

Exemplo disso são as quatro quadras do setor Eco-Industrial (612, 712, 912 e 1012 Sul), três quadras residenciais (1005, 1105, 1203 Sul), a 1ª etapa do distrito industrial, em Taquaralto, e a 1ª etapa do setor Santa Bárbara, duplicação da Avenida Theotônio Segurado, que contam com pavimentação e drenagem pluvial.

Fonte: Ascop