Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Frente Parlamentar Mista em Defesa das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae’s) que vai atuar na integração e inclusão social da pessoa com deficiência foi lançada na tarde desta terça-feira, dia 14, no Auditório Freitas Nobre na Câmara Federal. O deputado federal Laurez Moreira (PSB-TO) assumiu a vice-presidência e o deputado Dr. Ubiali (PSB-SP) irá presidir o colegiado. Vários parlamentares prestigiaram a solenidade, dentre eles, o deputado Romário de Souza (PSB-RJ), que é pai de uma filha portadora de down.

O apoio às ações da instituição também faz parte do trabalho que será desenvolvido pelos parlamentares, além da elaboração e fiscalização de políticas públicas que atuem nesse sentido. Na ocasião, o deputado Laurez Moreira garantiu destinar recursos do orçamento para melhoria das Apae’s de todo o Tocantins. “Vamos realizar um trabalho conjunto para angariar investimentos e garantir um bom atendimento na educação e na saúde dos apaeanos”, complementou.

Já o deputado Romário parabenizou todos que abraçam a causa e frisou que ainda existe um grande preconceito referente aos portadores de deficiência. “Vamos lutar e lutar muito para diminuir essas desigualdades. Eu sinto isso na pele com a minha filhinha caçula. Os cidadãos comuns também têm suas necessidades”, defendeu. Ainda foram ministradas palestras com os temas “As Apae’s no cenário atual”, “História do Movimento Apaeano” e “A integração da escola, família e comunidade no movimento Apaeano”.

Audiência

O deputado participou nesta terça-feira, 14, de uma audiência pública na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional no plenário 15, do anexo II da Câmara Federal. A pauta em discussão foi “Os Investimentos nas BR’s da Região Amazônica” que contou com a presença do Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira, do governador de Roraima, José Anchieta Júnior, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot.

A recuperação, conclusão, abertura e pavimentação de rodovias em vários estados da Região Amazônica foram ressaltadas durante a reunião. O representante do Ministério dos Transportes salientou em sua explanação, as dificuldades peculiares da Amazônia Legal. “É uma região com características especiais. São muitas exigências socioeconômicas e ambientais que devem ser atendidas”, justificou Paulo Sérgio. Ele informou que os investimentos federais até 2014 são na ordem de 11 bilhões de reais para região.

O deputado Laurez Moreira comentou a importância do amplo debate da bancada aos assuntos referentes à Amazônia. “É fundamental essas discussões para abordar profundamente os gargalos da nossa região. A melhoria das estradas vai proporcionar maior integração no modo de transportes, social e econômica, assim como facilitar o escoamento da produção e incrementar o turismo regional”, concluiu o parlamentar.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Laurez Moreira