Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os servidores públicos do Quadro Geral do Estado se reuniram na noite dessa quinta-feira, 16, em Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO). Na ocasião, decidiram realizar uma série de ações práticas para demonstrar ao governo e à sociedade a insatisfação da categoria com a falta de ação do Executivo para atender o direito dos servidores à progressão.

A Assembleia foi realizada na sede do sindicato, em Palmas. Servidores de 42 municípios lotaram as dependências da entidade. Entre as reivindicações, estão a imediata publicação, pelo governo, do ato concedendo as progressões aos servidores que foram listados como aptos no Diário Oficial do Estado, no dia 9 de maio. Também são cobradas a imediata solução do pagamento das progressões daqueles que chegaram ao final da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PPCR); e que o governo altere a tabela de progressões, criando as classes V e VI e referências K e L, para abrigar os servidores que já chegaram ou estão prestes a chegar ao final da atual tabela.

Durante a Assembleia, o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, apresentou aos filiados todas as medidas adotadas pela entidade na tentativa de resolver o problema por meio do diálogo com o governo. Desde 2008, o sindicato vem realizando reuniões com os secretários de Administração que passam pelo cargo, assim como tem feito com o atual secretário, Lúcio Mascarenhas; e protocolando ofícios pedindo o pagamento e a alteração na tabela, mas sem resposta.

Após ouvirem as considerações, os servidores expuseram suas impressões, deixando clara a insatisfação com a demora do governo em se posicionar sobre o assunto.

Deliberações

Os servidores deliberaram que nesta sexta-feira, 17, o sindicato deverá notificar o governo sobre a realização da Assembleia, dando prazo de até segunda-feira, 20, para que o Executivo atenda às demandas.

Caso o governo não se manifeste neste prazo, já no dia 22 o sindicato deverá iniciar a produção de adesivos, outdoors, camisetas e de material para publicação em rádio e TV tornando explícita à sociedade a indignação dos servidores e as perdas salariais que estão sofrendo em função de não progredirem nas suas carreiras.

Presentes

Participaram da Assembleia servidores dos seguintes municípios: Aliança, Almas, Araguaína, Araguatins, Aparecida do Rio Negro, Augustinópolis, Arraias, Brasilândia, Cariri, Colméia, Crixás, Dois Irmãos, Dianópolis, Dueré , Goianorte, Gurupi, Guaraí , Itaporã, Jaú, Lajeado, Lizarda, Miracema, Miranorte, Nazaré, Monte do Carmo, Natividade, Nova Olinda, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Oliveira de Fátima, Palmas, Palmeirópolis, Paranã, Paraíso, Pequizeiro, Porto Nacional, Presidente Kennedy, Santa Maria, São Valério, Taguatinga, Wanderlândia e Xambioá.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sisepe