Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Ao som da Banda de Música Municipal, sob a regência do maestro Alexandre, foi dado início às comemorações dos 30 anos do PT, no município de Gurupi, no último sábado, 18. Coordenado pelo presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, e pelo vereador petista Cabo Carlos, o evento aconteceu no Centro Cultural Mauro Cunha e contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre prefeitos, vereadores, dirigentes, lideranças, filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores do Tocantins.

“O PT sempre existiu na convicção dos trabalhadores. Nós do PT sempre trabalhamos com a convicção e com a certeza de dias melhores. Nós achávamos que seria difícil colocar o Brasil nos trilhos, mas nós começamos antes mesmo do que imaginávamos. O Brasil não é está mais deitado em berço esplêndido, como é cantado no hino nacional, mas de pé e trabalhando todos os dias”, destacou Wisley Belle, conhecido como Mineirinho, homenageado da festa, presidente de honra do PT de Gurupi e membro da primeira Comissão Provisória do Partido no município, que foi formada em 10 de abril de 1982.

Donizeti Nogueira conduziu uma homenagem aos petistas históricos, aos companheiros falecidos e falou dos objetivos das comemorações. “A direção estadual decidiu comemorar os 30 anos do PT no Tocantins por que queremos resgatar a nossa história, consolidar as conquistas do Partido que são muitas e nos preparar para o futuro. O PT já existia na região do Norte Goiano que era é o nosso Estado do Tocantins”, explicou.

Palestra

“Brasil nos anos de 1970 e 1980” foi o tema do painel realizado durante as comemorações dos 30 anos do PT no Tocantins, em Gurupi, coordenado pelo presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, contou com a participação do deputado estadual José Roberto, do vereador Cabo Carlos e do ex-deputado federal Paulo Mourão. Durante o painel, os palestrantes destacaram o contexto histórico de criação e da essência do Partido dos Trabalhadores, das dificuldades e desafios da época e também do processo de emancipação do estado do Tocantins.

“A partir de suas lutas e experiências, os trabalhadores chegaram à conclusão de que apenas as lutas sindicais não eram suficientes para sua organização e por isso decidiram organizar um partido que fosse dos trabalhadores. Por isso, nós do PT não podemos perder nossa base social que é o trabalhador. Nossa tarefa não é fácil, por que os trabalhadores na sua maioria são dominados pela elite. Precisamos fazer com que a massa de trabalhadores rurais e urbanos perceba essa ideologia e participe da elaboração das políticas públicas”, explicou o deputado estadual José Roberto.

Roda de Conversa

À tarde, a partir das 14 horas, foi realizada uma roda de conversa, onde os petistas se reuniram para relembrar e contar histórias da militância petista, principalmente, na região sul do estado. “Essa ideia estava adormecida dentro de mim, de reunir os companheiros para repensar e contar nossa história. Essa é a essência do PT, o debate, a oportunidade que os companheiros têm para falar, se posicionar e serem ouvidos”, comentou a professora aposentada Maria Madalena.

Na oportunidade, o ex-secretário municipal de Esportes, Iran França e o poeta e cordelista, José Ribamar filiaram-se ao Partido dos Trabalhadores.

Caravana

Gurupi foi a quarta cidade visitada pela Caravana. Os próximos municípios a serem visitados são: Sítio Novo, Axixá, São Sebastião, Nazaré e Itaguatins, na região do Bico do Papagaio, nos dias 08, 09 e 10 de julho; Araguaína, 13 de agosto; Guaraí, dia 14 de agosto. E a festa de encerramento está prevista para os dias 19, 20 e 21 de agosto.

Fonte: Ascom PT