Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário do Tocantins, Jaime Café, disse durante a abertura oficial da vaquejada, no parque agropecuário, em Cristalândia, que o governo do Estado incentiva os produtores para o avanço do setor agropecuário. “Os investimentos e a forte parceria são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura e pecuária tocantinenses”, disse.

Na próxima quinta-feira, 23, o município comemora 58 anos de emancipação política.

O secretário destacou ainda sobre as potencialidades da pecuária do município que tem 70 mil cabeças de gado de corte e de leite. “Esse rebanho, somado a outras atividades agropecuárias, contribui para o desenvolvimento da economia tocantinense”, reforçou Café.

Município

A economia do município de Cristalândia é baseada em três pilares do segmento agropecuário: em primeiro se destaca a pecuária de corte e leite, com rebanho de mais de 70 mil cabeças. Em segundo, a produção de arroz irrigado, em uma área aproximada de 1,5 mil hectares e uma safra estimada em 120 mil sacas por ano. E por último, a mineração de cristal, atividade econômica antiga, iniciada ainda na década de 40, minério precioso que inspirou o nome da cidade.

Segundo informações da cooperativa dos garimpeiros de Cristalândia, o cristal extraído na região gira uma economia de R$ 3 milhões anuais, empregando diretamente 500 pessoas diretas e 2000 mil indiretas.

A produção do cristal no município gira em torno de 500 toneladas, matéria-prima que é exportada para os estados do Sul do País.

Segundo um dos associados da cooperativa e engenheiro florestal, Sinobilino Aguiar Almeida, a intenção é investir no segmento para industrializar o cristal na região. “Para tanto, estamos buscando recursos para investir em maquinários e capacitação da mão-de-obra”, argumentou, na abertura da vaquejada na noite de sexta-feira, 17.

Fonte: Ascom Seagro