Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Mais de 400 pessoas estão confirmadas para participar do 1º Seminário “As Drogas na Violência Doméstica”. O evento acontece nesta quarta-feira, 22, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, a partir das 13 horas. Os destaques do encontro serão uma palestra proferida pelo psiquiatra Wordney Camarço que abordará o tema “O poder das drogas no corpo humano, na família e na violência doméstica” e testemunhos de vítimas de agressões, agressores usuários e ex-usuários de drogas.

O objetivo é capacitar, informar, provocar o debate e propor alternativas para os prejuízos que o uso dessas substâncias causam nas famílias. O seminário vai mostrar como o uso de entorpecentes é fator determinante no crescimento dos casos de violência contra a mulher.

A iniciativa do evento partiu da necessidade de discussão e debate sobre a ligação entre o uso de drogas e a violência doméstica. Na oportunidade, serão apresentados resultados de uma pesquisa realizada pelos técnicos da Vara Especializada da Mulher da Comarca de Palmas, que identificaram nos processos em tramitação que cerca de 70% dos casos de violência doméstica contra a mulher estão diretamente ligados ao consumo de bebidas alcoólicas e ou entorpecentes.

O evento será aberto ao público e os interessados poderão fazer sua inscrição antecipadamente através do formulário disponibilizado no site do TJTO ou ainda no dia do seminário.

Entre os convidados estão a Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Ministério Público Estadual e Federal, Instituições de Ensino (Ulbra, IFTO, UFT entre outros), técnicos e gestores da Secretaria Municipal e Estadual da Saúde, Organizações Não-Governamentais de combate ao uso de drogas e violência doméstica, além de autoridades públicas.

A realização do seminário coincide com a Semana Internacional de Combate às Drogas e com o Dia Mundial de Combate às Drogas, 26 de junho. Na programação do seminário “As Drogas na Violência Doméstica”, estão a palestra com o tema “O poder das drogas no corpo humano, na família e na violência doméstica”, que será proferida por Wordney Camarço, médico psiquiatra; depoimentos de usuários e ex-usuários de drogas; espaços para debates e ainda uma mesa redonda que tratará dos desafios das Casas de Recuperação no Estado do Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa/TJ