Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Aldemar Ribeiro

Diversidade. Esta deve ser a marca da Flit – Feira Internacional Literária do Tocantins, programada para ocorrer de 25 de julho a 3 de agosto, na ala norte da Praça dos Girassóis, em Palmas. O lançamento da programação oficial do evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 30, na sala de reuniões da Seduc – Secretaria Estadual da Educação.

Durante o evento, foi apresentado um vídeo institucional relatando as principais inovações do evento. O secretário de Estado da Educação, Danilo de Melo Sousa, destacou a valorização da arte e cultura tocantinense como uma das principais preocupações quanto sua inserção na programação da Feira. “Neste evento, procuramos valorizar ao máximo os artistas e demais agentes culturais do Estado, proporcionando mais espaço a eles. Valorizar nossa cultura é fundamental para formamos nosso povo”, afirmou Souza. Durante os 10 dias de evento são esperados mais de 400 mil visitantes.

Homenageados

A partir do mote da diversidade, a Flit, nesta sua primeira edição, terá três grandes homenageados: Um de renome internacional, a cientista Marie Curie; um nacional, o poeta Augusto dos Anjos; e um regional, o escritor Juarez Moreira Filho.

Estrutura e atividades

Um dos diferenciais da Flit em relação aos eventos literários anteriores, ocorridos na Praça dos Girassóis, é que todo o espaço do local deve ser ocupado. As tendas totalmente climatizadas abrigarão os estandes do Salão do Livro, composto nesta edição por 55 estandes para comercialização de livros, o Café Literário, duas lanchonetes e o auditório principal, com capacidade para mil lugares. Os grandes shows musicais serão realizadas na concha acústica, tendo acesso livre do público.

Ao todo serão promovidas mais de 280 atrações que acontecerão, simultaneamente, em diversos pontos da Praça; como palestras, shows, oficinas, debates, exibição de filmes, lançamentos de livros, exposições e apresentações artísticas. Essas atividades acontecerão em dez espaços: Salão do Livro, Estação Jovem Campeão, Estação Cordel, Estação Multicultural, Cinema, Circuito Gastronômico, Festival de Folguedos, Circo, Sebo e Parque de Diversões.

Toda a programação compreende 22 palestras nacionais, 14 nacionais, 20 atrações no espaço cordel, 9 peças teatrais (infantis, adultas e circenses), 10 shows musicais e 59 lançamentos literários regionais, 12 nacionais e 1 internacional.

Investimentos

Sobre os custos da Flit, Danilo afirmou que ainda não possui todos os números fechados, mas garantiu que o investimento total do evento equivalerá à metade do custo das feiras anteriores. “Uma de nossa metas é tornar a Flit um evento auto sustentável. Nesta edição da Flit, por exemplo, conseguiremos arrecadar mais de R$ 300 mil só com a venda dos estandes de livrarias. O custo geral deve girar em torno de R$ 5 milhões”, frisou.

Festa

Os estudantes tocantinenses terão seu espaço de expressão artística garantido. O Festa – Festival de Artes Tocantinenses será promovido dentro do Espaço Jovem Campeão. A expectativa é que mais de 1.100 alunos apresentem seus talentos, promovendo performances musicais, de dança, artes visuais, poesia/oratória e teatrais.

Os participantes, que disputarão premiações, serão divididos em três categorias, sendo elas infantil (de 8 a 11 anos), juvenil (de 12 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos).

Acesso livre

Buscando ampliar o acesso da população aos bens culturais, sociais e consolidar uma política de incentivo à produção literária e cultural do Tocantins, o acesso a todas as atividades promovidas durante a programação da Flit será aberto. Segundo o Secretário Danilo, shows e palestras também poderão ser acompanhados por meio de telões, que devem estar distribuídos pela Praça.

Na programação musicial a Flit terá artistas como Nando Reis, Martinália, Lenine, Seu Jorge e outros.

Fonte: Secom