Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Priscila Cavalcante

Foto: Priscila Cavalcante

A diretora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Tocantins, Raimunda Tavares, reuniu-se na tarde de ontem, dia 30, em Araguaina, com os presidentes do Sindicato das Indústrias da Alimentação do Estado do Tocantins – SIA/TO, Claudizete Santos, Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Estado do Tocantins, José Vasque e Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos, Máquinas, Aeronaves e Acessórios - SINDIREPA/TO, José Febrônio. Nos encontros, que aconteceram nas sedes dos sindicatos, foram debatidas demandas apresentadas pelos sindicatos e projetos elaborados pelo SENAI para atendê-las.

A proposta do SENAI para o SIA/TO, que demandou capacitação para os profissionais do segmento, é levar cursos às regiões apontadas pelo sindicato como as de maior concentração de empresas deste segmento. Para isto o SENAI conta com ações itinerantes que levam cursos e capacitações para municípios por meio das carretas equipadas com todo material necessário ou mesmo com a montagem de estruturas em locais disponibilizados em parcerias.

Foi apresentado para a presidente Claudizete Santos um projeto que prevê a formação de 10 turmas no curso de padeiro industrial nas cidades de Araguatins, Gurupi, Colinas, Guaraí e Porto Nacional. A presidente do sindicato considerou satisfatório o projeto do SENAI, pois este vem minimizar um gargalo do segmento: a falta de mão de obra qualificada. “Estamos trabalhando pra colocar no mercado esses profissionais que tanto faltam no setor. Talvez esse seja o maior gargalo do setor e o sindicato está sempre buscando essas parecerias para resolver este problema”, classificou Claudizete.

Para desenvolvê-lo, o SIA pretende estabelecer parcerias nos municípios atendidos para atender a contrapartida necessária. A previsão para o início dos cursos é a segunda quinzena de agosto com duração até o mês de novembro.

Raimunda Tavares reforçou sua intenção à frente do SENAI de abrir as portas da instituição para o atendimento das necessidades de cada segmento no que diz respeito à capacitação profissional, inovação e tecnologia.

Na ocasião, também foram feitas visitas para alinhamento, discussão de demandas e andamento de projetos com os presidentes do SIMAM/TO, José Vasque e SINDIREPA/TO, José Febrônio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senai