Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Priscila Cavalcante

O presidente do Sistema FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Roberto Magno Martins Pires, lançou na manhã desta quarta-feira, 23, em cerimônia que reuniu parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado, a 6ª edição da Agenda Legislativa da Indústria do Tocantins. O documento é elaborado pela Fieto, de acordo com as diretrizes da Confederação Nacional da Indústria - CNI, e evidencia o posicionamento do segmento industrial do Tocantins em relação aos projetos de lei que o envolve.

No lançamento, o presidente do Sistema Fieto, Roberto Pires falou sobre a necessidade dos legisladores se atentarem às observações feitas nos 20 projetos de leis avaliados no documento para a proposição de soluções que diminuam os entraves ao desenvolvimento industrial do Tocantins. “Por meio de um relacionamento, que tem se tornado cada vez mais próximo, entre a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins e a Assembleia, o segmento industrial vem enaltecer, por meio deste documento, o que de fato representa a defesa de seus interesses e o que por ventura pode interferir negativamente no crescimento do setor”.

Pires falou ainda que a Fieto está conseguindo o alinhamento desejado com o poder legislativo. “Isso gera um grande ganho para a população que cresce junto com a indústria ao usufruir de mais postos de trabalho e geração de renda, proporcionados pelo crescimento do setor industrial”, afirmou o presidente.

Os 20 projetos de lei, elaborados pelos parlamentares da Assembleia Legislativa e Congresso, foram avaliados por uma equipe técnica da Federação, que emitiu pareceres de convergência ou divergência, com a possibilidade de ressalva. Destes, 9 são convergentes com relação aos interesses da indústria, 5 são divergentes, 4 convergentes com ressalva, 2 divergentes com ressalva.

Ao explicar sobre os aspectos avaliados pela Fieto ao elaborar o documento, o gerente da Unidade de Defesa dos Interesses da Indústria - UNIDEF, Jairo Mariano, disse que os mais variados critérios foram analisados. “Elaboramos esse documento pensando em vários aspectos, entre eles, a exoneração fiscal e desburocratização de procedimentos por parte do Estado. Esperamos uma maior aproximação com os parlamentares e que, ao elaborar um projeto de lei, eles possam nos procurar e verificar se esse projeto terá um alcance necessário para atrair investimentos para o Tocantins.”

Representando o presidente da Assembleia Legislativa, Raimundo Moreira, o deputado estadual Marcelo Lelis falou sobre a visão do poder legislativo com relação ao documento. “Vemos a Agenda Legislativa com grande satisfação. Parabenizo a Fieto e todos os responsáveis por esse belíssimo trabalho que vai ao encontro do fortalecimento da atividade empresarial no Estado do Tocantins.”

Indagado sobre a elaboração de projetos de lei que dizem respeito à alta carga tributária que agrega maiores custos na produção, Lelis disse que o poder legislativo continuará focando os trabalhos no fortalecimento empresarial tocantinense. “É uma luta que temos constantemente e que tem que ser intensificada. A alta carga tributária é um problema nacional e todos nós que temos responsabilidade pública devemos nos esforçar para resolver esse problema e, com isso, fortalecer a classe empresarial tocantinense”, afirmou.

Estiveram presentes no lançamento os deputados estaduais: Carlão da Saneatins, Amália Santana, José Geraldo de Melo Oliveira, Manoel Queiroz, Marcelo Lelis, Osires Damaso, Raimundo Palito, Toinho Andrade e Josi Nunes. O evento teve ainda a presença do secretário estadual de Assuntos Legislativos e Financiamentos, Freire Júnior, do vice-presidente e conselheiro da Fieto, Emilson Vieira, dos conselheiros da Fieto, José Febrônio, Sérgio Tavares e Luciano Rocha, gerentes e colaboradores do Sistema Fieto. (Ascom Fieto)