Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Eduardo Andrea Lemus, diretor do campus da UFT de Gurupi mostra laboratórios às representantes da FAPT Eduardo Andrea Lemus, diretor do campus da UFT de Gurupi mostra laboratórios às representantes da FAPT
  • A equipe da FAPT participou de uma reunião com o secretário estadual de Oportunidades, Omar Henneman
  • A presidente da FAPT, Andrea Stival, juntamente com o chefe de gabinete, Vinícius Praxedes, e a diretora de inovação, Drª Angela Sakamoto, foram recebidos pelo chefe de gabinete da Fieto, José Roberto Fernandes,

A equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) realizou uma série de visitas em instituições de ensino e entidades classistas, durante a última semana. Visando conhecer a realidade e expectativa das instituições em relação ao trabalho da FAPT, as visitas proporcionaram, ainda, o início de parcerias que vão ajudar no fomento de pesquisas científicas no Estado.

As visitas começaram em Gurupi, quando a diretora de inovação, Angela Ruriko Sakamoto, acompanhada da diretora técnica, Msc. Vilma Borges de Moura Perini, e da assessora Ana Carolina de Castro, conheceu o campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Técnico Federal (IFTO) e também no Centro Universitário Unirg. Durante os encontros os representantes das instituições expuseram as pesquisas desenvolvidas, mostraram os laboratórios, falaram sobre busca de parcerias e a importância do trabalho da FAPT para o desenvolvimento científico do Tocantins.

Dando sequência aos encontros, a presidente da FAPT, Andrea Stival, juntamente com o chefe de gabinete, Vinícius Praxedes, e a diretora de inovação, Angela Sakamoto, foram recebidos pelo chefe de gabinete da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), José Roberto Fernandes, em Palmas. A equipe apresentou a FAPT e a Fieto disponibilizou os estudos já realizados sobre os mapeamentos das potencialidades do Estado para que, em conjunto com a FAPT, possa definir projetos a serem apresentados ao BASA e BNDES.

Na mesma semana a equipe da FAPT formada pela presidente, pela diretora técnica, Msc. Vilma Borges de Moura Perini, e assessora Ana Carolina de Castro, receberam a visita dos representantes da Embrapa, que apresentaram as necessidades de viabilizar o evento da Amazontec, que será realizado em Palmas em outubro deste ano; e também demonstraram as demandas para promover e capacitar a cadeia da pesca no Estado. “As sementes para uma parceria duradoura e de sucesso foram semeadas nesta reunião. E é assim que vamos trabalhar, em parceria, buscando fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico do Tocantins”, afirmou a presidente da FAPT.

O diretor do núcleo de Inovação Tecnológica da IFTO, Palmas, Alysson Soares da Rocha, recebeu a equipe da FAPT e mostrou os laboratórios de pesquisa e as iniciativas do Instituto voltadas para a inovação e para estimular e promover o desenvolvimento de pesquisas e parcerias. E finalizando a semana de encontros e parcerias, a equipe da FAPT participou de uma reunião com o secretário estadual de Oportunidades, Omar Henneman, e outras autoridades. Na ocasião a Fundação articulou a apresentação do projeto de tecnologia de concreto ao secretário, que vislumbrou potencial do Estado, beneficiando: a inovação local, meio ambiente e a sociedade.

“Todos estes encontros e reuniões são importantes para conhecermos as demandas e necessidades do Estado e para que as instituições possam conhecer a FAPT e formalizar parcerias, visando o desenvolvimento científico e o crescimento econômico do Tocantins, conforme proposta do governador ao criar esta Fundação”, destacou a presidente da FAPT.

Fonte: Assessoria de Imprensa FAPT