A equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) realizou uma série de visitas em instituições de ensino e entidades classistas, durante a última semana. Visando conhecer a realidade e expectativa das instituições em relação ao trabalho da FAPT, as visitas proporcionaram, ainda, o início de parcerias que vão ajudar no fomento de pesquisas científicas no Estado.
As visitas começaram em Gurupi, quando a diretora de inovação, Angela Ruriko Sakamoto, acompanhada da diretora técnica, Msc. Vilma Borges de Moura Perini, e da assessora Ana Carolina de Castro, conheceu o campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Técnico Federal (IFTO) e também no Centro Universitário Unirg. Durante os encontros os representantes das instituições expuseram as pesquisas desenvolvidas, mostraram os laboratórios, falaram sobre busca de parcerias e a importância do trabalho da FAPT para o desenvolvimento científico do Tocantins.
Dando sequência aos encontros, a presidente da FAPT, Andrea Stival, juntamente com o chefe de gabinete, Vinícius Praxedes, e a diretora de inovação, Angela Sakamoto, foram recebidos pelo chefe de gabinete da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), José Roberto Fernandes, em Palmas. A equipe apresentou a FAPT e a Fieto disponibilizou os estudos já realizados sobre os mapeamentos das potencialidades do Estado para que, em conjunto com a FAPT, possa definir projetos a serem apresentados ao BASA e BNDES.
Na mesma semana a equipe da FAPT formada pela presidente, pela diretora técnica, Msc. Vilma Borges de Moura Perini, e assessora Ana Carolina de Castro, receberam a visita dos representantes da Embrapa, que apresentaram as necessidades de viabilizar o evento da Amazontec, que será realizado em Palmas em outubro deste ano; e também demonstraram as demandas para promover e capacitar a cadeia da pesca no Estado. “As sementes para uma parceria duradoura e de sucesso foram semeadas nesta reunião. E é assim que vamos trabalhar, em parceria, buscando fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico do Tocantins”, afirmou a presidente da FAPT.
O diretor do núcleo de Inovação Tecnológica da IFTO, Palmas, Alysson Soares da Rocha, recebeu a equipe da FAPT e mostrou os laboratórios de pesquisa e as iniciativas do Instituto voltadas para a inovação e para estimular e promover o desenvolvimento de pesquisas e parcerias. E finalizando a semana de encontros e parcerias, a equipe da FAPT participou de uma reunião com o secretário estadual de Oportunidades, Omar Henneman, e outras autoridades. Na ocasião a Fundação articulou a apresentação do projeto de tecnologia de concreto ao secretário, que vislumbrou potencial do Estado, beneficiando: a inovação local, meio ambiente e a sociedade.
“Todos estes encontros e reuniões são importantes para conhecermos as demandas e necessidades do Estado e para que as instituições possam conhecer a FAPT e formalizar parcerias, visando o desenvolvimento científico e o crescimento econômico do Tocantins, conforme proposta do governador ao criar esta Fundação”, destacou a presidente da FAPT.
Fonte: Assessoria de Imprensa FAPT