Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Walquerley Ribeiro

Foto: Walquerley Ribeiro

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas, juntamente com parceiros, promove mutirão de prevenção e combate a dengue, nesta sexta-feira, dia 08 de julho, na 403 Norte. A concentração das equipes acontecerá na Alameda 06.

Durante o mutirão, as equipes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) farão inspeção nos 700 imóveis da quadra, em busca de depósitos de água parada, que estejam servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue.

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos farão a palitação de áreas públicas, para a retirada de lixos e depósitos móveis de água das áreas públicas. Voluntários da Associação de Moradores e equipes do programa Saúde da Família da quadra, também, são parceiros do mutirão.

Focos destruídos

Somente em junho de 2011, 81 focos positivos de dengue foram encontrados e destruídos em residências da Capital, durante as vistorias realizadas pelas equipes de combate a dengue do CCZ. Enquanto que, em imóveis comerciais, terrenos sem edificação e pontos estratégicos foram encontrados 17 focos positivos.

Responsabilidade do morador

Verificar obstruções nas calhas, vasos de plantas e reservatórios de água na parte traseira das geladeiras são algumas atitudes simples que podem evitar que o mosquito da dengue encontre ambientes propícios à postura de ovos.

"Estamos fora do período chuvoso e muitos moradores não se sensibilizaram ainda quanto à importância da vistoria semanal do seu imóvel. É extremamente importante que o responsável pelo imóvel faça a sua parte", alerta Samuel Bonilha, secretário municipal da Saúde.

Ingresso forçado

Equipes do CCZ farão o ingresso forçado em imóveis abandonados, acompanhados de guardas metropolitanos e um chaveiro, para o tratamento de possíveis criadouros no interior dos imóveis denunciados.

Uma equipe de fiscais da Vigilância Sanitária (Visa/Palmas) e de Obras e Postura estarão presentes no mutirão para notificar proprietários de imóveis que apresentem condições favoráveis ao desenvolvimento dos mosquitos transmissores da dengue e do calazar.

Fonte: Ascop