Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Raquel Oliveira

Um novo projeto viável para Palmas. Esse é o foco principal das discussões do novo grupo político suprapartidário que se reuniu na manhã desta segunda-feira, 11, na Capital. O grupo é formado pelo empresário Carlos Amastha e integrantes de vários partidos como a vice-prefeita da cidade, Edna Agnolin (PDT); Alan Barbiero (PSB); o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira; o presidente estadual do PMDB, deputado federal Junior Coimbra; o presidente estadual do PTdoB, Antônio Pessoa; os presidentes estadual e municipal do PCdoB, Nilton Barbosa, e Milton; a vereadora Divina Márcia (PTN); o membro da executiva estadual e nacional do PPS, Valdemar Rocha; e o presidente do PBR, pastor Wanderlei Lacerda.

A próxima reunião já está agendada para a primeira semana de agosto, quando o grupo será oficialmente constituído. Na semana passada, a convite do empresário Carlos Amastha, uma reunião foi realizada para debater ideias. Com novos integrantes, o grupo se fortalece e, posteriormente, vai abrir espaço para discussão do novo projeto com empresários e a sociedade em geral.

“Somos um grupo amplo e heterogêneo. O principal é discutir a cidade, seus problemas e propor soluções realmente viáveis”, destacou Alan Barbiero, acrescentando que o grupo vai trabalhar com três componentes, o político, o técnico e o ético. “Precisamos pensar a cidade mais pelo que ela precisa do que pelos erros dos outros. Somos um grupo que busca o melhor para cidade” reforçou Donizeti Nogueira.

Segundo Carlos Amastha, as linhas de ações imediatas terão como base o documento Palmas Minha Cidade, que retrata de forma fiel os problemas da Capital, como também suas oportunidades e atrativos. “Vamos propor também ações a logo prazo e para os próximos 20 anos. Já estamos pesquisando todas as informações, montando nossos grupos de trabalho e não vamos ficar somente na teoria e no discurso”, disse ele

Na reunião, Amastha propôs a criação de um instituto de planejamento urbano de Palmas que foi apoiado por todos os presentes. O instituto tem como finalidade discutir e propor soluções para os problemas urbanos da cidade com a menor interferência política. “Ordenar o crescimento da cidade com a distribuição adequada das atividades urbanas é fundamental. Temos que criar soluções integradas, visando melhores condições sociais e econômicas da população” finalizou.

A vice-prefeita Edna Agnolin destacou que o grupo se forma pelo coletivo. “É claro que temos pensamentos e ideias diferentes. Mas convergimos no melhor para a cidade”, disse ela ressaltando: “estou aqui como soldada. É no exercício da democracia que vamos propor ações viáveis. Estamos trabalhando para que Palmas fique cada vez melhor”.

Para o deputado federal Junior Coimbra, “sentar a mesa e discutir propostas para Palmas é fundamental. O PMDB está disposto a contribuir com o que for melhor para a cidade”. Ele adiantou que nas próximas reuniões o pré-candidato a prefeito de Palmas, Eli Borges, vai representar o Partido. O membro da executiva estadual e nacional do PPS, Valdemar Rocha, comentou que partido já estava buscando uma formação suprapartidária para as próximas eleições e que. “Somos a favor de uma proposta para cidade e todos os palmenses”.

“Estamos com um grupo que quer o melhor para Palmas. Não vamos discutir quem é oposição ou situação e sim ações propositivas”, comentou Nilton Barbosa.

Expansão do plano diretor da Capital

Na reunião comentou-se ainda sobre a expansão do plano diretor da Capital bastante debatido até o momento. O grupo já tem uma posição firmada sobre o assunto e está a favor do adensamento urbano que já existe, preservando uma das margens da rodovia TO-050. Também defende que a solução para ocupação social seja resolvida dentro da atual área do plano diretor.

Representantes do grupo vão procurar a Comissão de Administração Pública Urbanismo da câmara municipal para acompanhar todas as alterações. A vereadora Divina Márcia está entre os representantes.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa Carlos Amastha