Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Depois dos protestos por parte dos sindicatos dos médicos e dos enfermeiros do Estado, a Prefeitura de Gurupi, através do secretário municipal de Comunicação, Luis Cláudio Barbosa, esclareceu os valores discriminados no edital do concurso público do município.

De acordo com as normas do certame, os profissionais com graduação superior receberão, no máximo, R$ 974,00; valor aplicado também aos profissionais da saúde, que normalmente recebem salários superiores. Segundo o secretário, os valores foram descritos no edital são referentes ao salário-base oferecido pela prefeitura. “Com as gratificações por produtividade e desempenho, por exemplo, esse valor pode subir em até três, quatro vezes”, disse.

A principal causa para os baixos valores básicos de vencimentos no setor, segundo o secretário, é o fato de o município de Gurupi ainda não possuir um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos funcionários da saúde pública municipal. No entanto o secretário garantiu que uma das metas para este final de mandato do prefeito Alexandre Abdalla (PR) é deixar a gestão municipal com o PCCS da saúde implantado.

O PCCS da saúde, aliás, atualmente, é o principal entrave para o reajuste nos salários-base dos servidores da categoria. Segundo Barbosa, sem esse plano, a prefeitura fica inviabilizada de conceder aumento somente para os profissionais da saúde pública. “Se nós formos fazer esse reajuste para qualquer vencimento da classe médica, teremos que fazer para as classe da prefeitura, o que hoje é inviável”, completou.

Validade nas reclamações

Mesmo defendendo a prefeitura das críticas feitas pelos sindicatos ligados ao setor da saúde, o secretário informou que as reclamações são válidas a partir do momento em que as classes precisam se valorizar, passando, inclusive, por bons salários. “As pessoas tem que questionar mesmo”, salientou.

Caso os questionamentos sejam válidos e a viabilidade deles sejam comprovadas, Barbosa frisou que a prefeitura está disposta a fazer modificações no edital do concurso público. Segundo ele, os responsáveis pelo certame estão recebendo e analisando todas as reclamações. “Se tivermos que modificar o edital, o prefeito, o Ministério Público, nós vamos modificar”, completou.