Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Márcio Vieira A Praça dos Girassóis é a segunda maior do mundo A Praça dos Girassóis é a segunda maior do mundo
  •  Vista do Palácio Araguaia na Paraça dos Girassóis
  • A Praça dos Girassóis é a segunda maior do mundo

O governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) trabalha no projeto de revitalização da Praça dos Girassóis. Com uma área de 570.000 m², a Praça dos Girassóis é considerada uma das maiores do mundo. O intuito do governo é transformar o local, que abriga as sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário tocantinense em espaço de lazer, que atraia palmenses e visitantes.

De acordo com o secretário executivo da Seagro, Ruiter Pádua, o projeto do governo será voltado para melhorias que englobam a parte de iluminação e segurança, revitalização do verde e construção de uma praça de alimentação, além de outras modificações. Ainda segundo Pádua, a construção de um mirante está entre os atrativos que poderão ser implementados na praça.

“O governador Siqueira Campos quer uma praça mais verde, mais colorida, com mais atrativos para os visitantes. Hoje temos uma praça maior que a de Pequim [Praça da Paz Celestial], que recebe milhões de pessoas por dia, porque têm atrativos”, avaliou o secretário executivo.

A Secretaria da Agricultura coordenará a elaboração do projeto de revitalização da Praça, isso porque a maior parte desse espaço é considerado área verde. Além da Seagro, também trabalharam no projeto de revitalização a Secretaria Estadual da Cultura, a Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico e a Secretaria da Infraestrutura. O projeto deverá ser finalizado em agosto e o intuito é iniciar os trabalhos o mais breve possível.

Recursos

O governo federal, por meio do Ministério do Turismo, já liberou uma emenda parlamentar no valor de R$ 4 milhões. Esse recurso será executado por meio da Adtur e deverá ser voltado para ações que promovam o turismo. Contudo, o projeto de revitalização da praça poderá exceder o valor dessa emenda.

Fonte: Secom