Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 11, a visita da equipe de transição do governador eleito Marcelo Miranda. O encontro contou com a participação de diretores e coordenadores da pasta, e também das autarquias vinculadas à Seagro: o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e o Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins).

Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, a troca de informações entre a atual gestão e a equipe de transição é essencial, especialmente no setor agropecuário. “O Estado cresceu muito nos últimos quatro anos e tem potencial para crescer ainda mais. Com certeza, a próxima gestão vai olhar com todo o cuidado para os projetos que estão sendo desenvolvidos pela pasta”, disse.

Já o interlocutor entre as equipes da atual gestão e do próximo governo, o controlador geral do Estado, Ricardo Eustáquio, frisou a importância do diálogo neste momento de transição. “É uma obrigação do governo prestar contas à próxima gestão e, principalmente, à população e, até o momento, todas as informações solicitadas têm sido prestadas”, afirmou.

Retrospectiva

Durante a reunião, o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, falou sobre os principais projetos em andamento na pasta, bem como aqueles que estão em andamento e precisam de apoio da próxima gestão. “Dentre as principais ações desenvolvidas ao longo destes quatro anos, se destacam aquelas relacionadas ao apoio à agricultura familiar, como o Terra Forte, que disponibilizou máquinas e insumos para as prefeituras auxiliarem suas associações”, frisou.

Além disso, Padua citou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que, graças à parceria com a Seagro, está efetivado em 49 municípios. “Quando iniciamos a gestão, eram apenas sete e, hoje, além destes 49 onde o SIM está ativo, todos os outros já estão com o processo encaminhado”, ressaltou o secretário executivo. (Ascom Seagro)