Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Almas, localizado na região sudeste do Tocantins, distante 276 km de Palmas, com atividade econômica baseada na exploração mineral, na piscicultura e agropecuária, sedia o V Torneio Leiteiro. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins ( Ruraltins), em parceria com o Sindicato Rural de Almas, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, casas agropecuárias e proprietários de fazendas da região.

O torneio, que teve início na última segunda feira, dia 11, está acontecendo durante a XIV Expoalmas – Exposição Agropecuária de Almas e tem como objetivos principais incentivar e fortalecer a produção de leite, melhorar a qualidade do rebanho e ainda gerar renda entre os produtores.

De acordo com João Filho, chefe do escritório local do Ruraltins, em Almas, 45 agricultores participam do torneio que este ano inovou e trouxe três cursos simultâneos. “Estamos levando informações que são de interesse dos produtores nas áreas de manejo de pastagens e alimentação, processamento do leite e Inseminação artificial, além de demonstrações práticas sobre ordenha mecanizada” afirma Filho.

No encerramento, sábado, dia 16, acontece a palestra: Perspectivas do agronegócio para o Estado do Tocantins, ministrada por Jalbas Manduca (Superintendente Federal da Agricultura), e ainda as premiações do1° ao 6° lugar e degustação de alimentos derivados do leite. Os vencedores do V Torneio Leiteiro receberão como prêmios bezerros, kits agropecuários, troféus e brindes.

A expectativa dos organizadores da Expoalmas é que , até domingo (17 de julho), último dia da feira, um público de cerca de 20 mil pessoas entre agricultores familiares, produtores rurais de Almas e municípios vizinhos visitem o Parque de Exposições.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ruraltins