Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

O Governo do Estado deu o primeiro passo rumo à modernização da gestão pública na tarde desta sexta-feira, 15, ao assinar o Termo de Cooperação com o Movimento Brasil Competitivo (MBC). O termo foi assinado pelo diretor presidente do MBC, Erik Camarano e pelo secretário do Planejamento e Modernização da Gestão, Eduardo Siqueira Campos, que enfatizou que a intenção com o convênio reforçar o compromisso do Estado com a eficiência de suas ações e com o bem social.

“Sabemos que nossos desafios são grandes, mas este é o primeiro passo de um processo de transformação, para chegarmos ao Tocantins com o qual todos nós sonhamos. O governo se mostra aberto e comprometido de todo com a eficiência na gestão, este é o nosso compromisso e para isto é necessária esta mudança de postura, pois onde há um bom processo de governança, há também maior salubridade e ambiente para os negócios de todos, gerando assim mais desenvolvimento para a população”, afirmou o secretário.

Durante a reunião, que contou com a presença dos secretários de estado e de representantes de instituições financeiras, empresas e instituições diversas, Eduardo Siqueira Campos destacou também a importância da união de todos em torno do compromisso de otimizar a gestão do Estado. “O Governo somos todos nós. A iniciativa privada, as instituições, o parlamento. Cabe a todos nós este compromisso de aperfeiçoar a gestão. Esta ação vai beneficiar principalmente a população”, disse o secretário ao destacar ainda a importância da transversalidade neste processo que também objetiva tornar a gestão mais próxima do cidadão.

Segundo o secretário há uma agenda de trabalho já definida com a MBC e os principais aspectos deste processo serão a aprendizagem, a dedicação e a transparência do Governo do Estado. A previsão é que os trabalhos sejam iniciados já na próxima semana.

Modernização da gestão

O processo de modernização da gestão pública do Tocantins teve início com a assinatura do Termo com a MBC nesta tarde e a previsão é que o mesmo tenha duração de um ano e que seja executado em quatro etapas, conforme explicou o diretor presidente do MBC, Erik Camarano.

“O Programa de Modernização da Gestão Pública, que tem realizado uma revolução silenciosa na gestão em todo Brasil. Nossa proposta para o Estado é trabalharmos em quatro fases: Na primeira, com a geração de resultados rápidos com as necessidades emergenciais do Estado. Na segunda a intenção é construir juntamente com os gestores uma Agenda Estratégia do Estado, que é voltada ao desenvolvimento do Estado e vai levar em consideração qual é o Tocantins sonhado pelos tocantinenses. A terceira fase será a de análise das oportunidades e de otimização dos recursos de custeio e a quarta de montagem de um processo de acompanhamento e Gestão, que vai aproximar os gestores da população”, destacou o diretor.

Segundo Camarano a intenção é instituir uma gestão de alta eficiência, que envolva os servidores do Estado e que promova valores culturais e desenvolvimento sustentável. “Vamos promover um processo de capacitação, um processo de modificação de cultura junto aos servidores, que passarão a ter acesso a um conjunto de ferramentas de gestão. Com isto há uma ambientação e a gestão se torna uma gestão de resultados”, ressaltou Camarano.

Programa

Segundo Camarano para a execução do Programa de Modernização da Gestão a MBC, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), faz a articulação entre empresas, governo e o terceiro setor.

O Programa, que já foi implantado em 10 estados e tem resultados surpreendentes, é viabilizado por meio da contribuição de empresas financiadoras. Conforme os dados apresentados pela MBC, no Estado a execução do mesmo demandará recursos na ordem de R$ 2.770.204,65, que serão totalmente oriundos de financiamentos empresariais ou de instituições que queiram participar do processo, como é o caso da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), cuja presidente, a senadora Kátia Abreu, participou do evento e anunciou a doação de R$ 50 mil.

Fonte: Secom