Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

O governador Siqueira Campos (PSDB) recebeu na tarde da última terça-feira, 19, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Charles Andrew Tang. Na ocasião, o governador ressaltou a importância da abertura comercial que o Estado inicia com o mercado chinês. “O Tocantins está aberto para receber propostas das empresas chinesas”, disse.

Na audiência, que marca a retomada de investimentos da China no Estado, o governador ressaltou o interesse em parcerias com o país. Durante o encontro foi apresentado ao representante chinês um vídeo que destacou os aspectos geográficos, estruturais, sociais e econômicos do Tocantins, como também as perspectivas para o futuro do Estado.

“Nós sabemos que o empresariado chinês é ousado e empreendedor, que apresenta um posicionamento estratégico. Temos notícia do interesse deles em vários projetos do nosso Estado, como a hidrovia e os projetos de energia limpa. Nossos projetos estão abertos para receber propostas das empresas chinesas”, afirmou o governador.

Na ocasião Charles Andrew Tang enfatizou que “o Tocantins é ideal para grandes parcerias em diversas áreas. Acredito que o Tocantins vai ter uma presença muito forte na China”. De acordo com o presidente entre as áreas de interesse de investimento no Estado estão o agronegócio, a agricultura, a agroindústria, a mineração, a indústria cimenteira e o setor de energias renováveis.

Durante a audiência o governador recebeu do presidente um convite para visitar a China e apresentar pessoalmente aos empresários do país as potencialidades do Tocantins. O governador Siqueira Campos aceitou o convite e em breve deve ir ao país acompanhado de uma comitiva de empresários tocantinenses.

Participantes

Além de Charles Andrew Tang, também participaram da reunião o diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Kevin S. Tang; a representante da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Simone Patricia Tristão. Também estiveram presentes o secretário do Planejamento e Modernização da Gestão, Eduardo Siqueira Campos; o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ernani Siqueira; o secretário da Fazenda, José Jamil Fernandes; o Secretário da Agricultura, Jaime Café e o presidente da Agência de Fomento, Rodrigo de Oliveira.

China e Brasil

Atualmente a China é o maior parceiro comercial do Brasil. De acordo com Charles Andrew Tang a parceria entre os países é estratégica e está em franco crescimento. Segundo o presidente hoje os investimentos da China no Brasil ultrapassam os 20 bilhões de dólares.

Fonte: Secom