Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O secretário de Segurança Pública do Estado, João Costa Ribeiro Filho, entregou o cargo, na noite de ontem, ao governador Siqueira Campos (PSDB), que aceitou a solicitação do secretário. A informação foi veiculada pela própria Secretaria de Comunicação do Estado através de nota que afirma que o governador lamenta, mas aceita a saida de João Costa.

João Costa entregou seu pedido de exoneração depois de sete meses à frente da SSP, que chegou a acumular as funções de Secretaria da Cidadania e Justiça – mas foi desmembrada. Ainda no início de sua gestão à frente da pasta, o então secretário tomou medidas polêmicas ao propor a mudança nas cores dos uniformes dos detentos do Estado. A sugestão de João Costa era que os homens utilizassem a cor rosa e as mulheres, o verde.

Outra medida do secretário que gerou discussões e aguçou a opinião pública foi a proposta de instalar aparelhos de ar-condicionado em todos os presídios do Tocantins. Segundo ele, a iniciativa era para dar melhores condições de trabalho para os servidores penitenciários.

Mas o titular da pasta da Segurança Pública não é a única mudança no setor que o governo do Estado tem promovido. Ainda na tarde de ontem, o delegado-chefe da Polícia Civil, João Luiz Pompeu Pina, também deixou seu cargo e foi substituído pelo delegado Reginaldo de Menezes Brito. Confira abaixo a íntegra da nota da SSP sobre a saída de João Costa.

NOTA À IMPRENSA

Em reunião na noite desta terça-feira, 19, no Palácio Araguaia, o governador Siqueira Campos atendeu ao pedido do secretário de Segurança Pública, João Costa Ribeiro Filho, para deixar a equipe de governo. Costa, que é advogado, estava à frente da pasta desde o mês de janeiro e pretende voltar a dedicar-se integralmente à sua carreira jurídica, que estava sendo prejudicada devido a sua inteira dedicação no exercício da função de secretário de Estado. O governador Siqueira Campos lamenta, mas respeita sua decisão, elogiando sua atuação e importante contribuição ao Governo do Tocantins enquanto integrante de sua equipe. O nome de seu substituto será brevemente anunciado.

SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO DO TOCANTINS - SECOM