Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Durante a Feira Literária Internacional de Palmas, um dos temas abordados será a educação no trânsito, através da palestra ministrada pelo professor Valdemar Rodrigues de Sousa, no dia 27, no auditório do Ministério Público Estadual. Na ocasião, o coral do projeto Carrossel, do Sesc, se apresentará em conjunto com a palestra.

Mais conhecido como Valdemar do cordel, o palestrante que é professor, pedagogo, músico e compositor, traz de maneira divertida e animada o tema. O convite para o Projeto Carrossel veio por intermédio do próprio palestrante. “Eu já conhecia o projeto e um dos professores, o quê facilitou o acesso. O coral já havia se apresentado com uma composição de minha autoria em outra ocasião, e para esta ocasião resolvi fazer o convite, pois será uma atividade interessante que se baseia na música”, explicou.

Segundo ele, a palestra é uma conscientização artística dos deveres no trânsito. “A palestra faz parte do projeto educativo, onde a música e o cordel são ferramentas fundamentais para atrair a atenção dos participantes às práticas corretas de atuação no trânsito. Todo o projeto é inspirado no livro, O Cordel para o Trânsito”, disse Valdemar.

A música que será interpretada pelo Coral do Sesc, chamada “Pare”, tem em sua letra um apelo para que os motoristas fiquem atentos aos pedestres e principalmente a faixa de pedestres. A música que é de autoria do palestrante será cantada por cerca de 50 crianças que fazem parte do Projeto Carrossel.

Para a gerente financeira do Sesc e entusiasta do projeto, Magda Fernandes, a participação do coral na Flit servirá como um impulsionador tanto para os participantes quanto para a sociedade. “O projeto tem o caráter social que possibilita a esses jovens carentes, não só a prática do esporte, mas também o desenvolvimento intelectual e afetivo. A participação na Flit, que é um evento internacional, promoverá um aumento na autoestima dessas crianças, sem falar que todos os nossos parceiros, que chamamos de padrinhos, poderão perceber mais uma vez a diferença que faz na vida desses jovens”, ressaltou.

O projeto Carrossel atende duzentas e três crianças, em duas regiões de Palmas, no Centro de Atividades Sesc Palmas (localizado na região norte) e no Tênis SESC (região sul). Os atendidos são estudantes da rede pública, com idade entre sete e 12 anos. O projeto conta com a parceria de empresas e instituições conveniadas ao Sesc que apadrinham as crianças. Em contrapartida, os padrinhos recebem benefícios para que seus funcionários possam participar das demais atividades que o Sesc oferece. O projeto Carrossel é uma iniciativa social do Sesc que oportuniza o esporte gerando mecanismos para a inclusão social, prática da cidadania e do lazer.

Fonte: Ascom Sesc