Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

O Capim Dourado Shopping realiza nesta sexta, 29, das 14h às 18h, uma grande simultânea de xadrez com o campeão brasileiro de xadrez e mestre no área, Geovani Vescovi. O enxadrista vai enfrentar, simultaneamente, vários praticantes da modalidade. Para participar do desafio, basta acessar o facebook do Capim Dourado Shopping, e fazer gratuitamente a inscrição. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas. “O objetivo é divulgar o esporte e incentivar mais pessoas, principalmente, crianças e jovens, a aprenderem o xadrez”, destacou a administadora do shopping, Sofia Avny.

Sobre Geovani Vescovi

Giovanni Portilho Vescovi nasceu em 14 de junho de 1978, em Porto Alegre (RS), mas bem cedo foi morar em São Paulo. Aprendeu a jogar xadrez com seu pai aos 3 ou 4 anos de idade e já em 1986 (com 8 anos) iniciou sua participação em torneios. Dai por diante passou a colecionar títulos em todos os níveis de faixa de idade nos âmbitos estadual, nacional, pan-americano e mundial. Aos 15 anos já era Mestre Internacional, tendo conquistado o titulo de Grande Mestre em 1998.

Disputou várias finais de Campeonato Brasileiro, tendo sido 7 vezes campeão e 5 vezes vice. Em 1998 conquistou a medalha de ouro defendendo o primeiro tabuleiro da equipe brasileira vencedora do 1° Campeonato Mundial Juvenil por equipes. Em agosto de 2000 derrotou Henrique Mecking em um renhido match de 6 partidas. Defendeu o Brasil em 3 Olimpíadas Mundiais e jogou em 4 Torneios Zonais da FIDE, tendo sido campeão em 2001, obtendo assim a classificação para o 4° Campeonato Mundial KO da FIDE. Em abril de 2004, alcançou o 48º no ranking da FIDE.

De estilo ousado e empreendedor, sente-se bem em posições arriscadas e/ou desbalanceadas, o que torna suas partidas sempre interessantes. Bi-campeão do forte torneio de Bermudas (2003/2004), sete vezes campeão brasileiro de xadrez (1999, 2000, 2001, 2006, 2007, 2009 e 2010).

Vescovi já participou de diversos eventos internacionais por mais de trinta países. É poliglota, dominando cinco idiomas, além da língua materna: espanhol, inglês, alemão, sueco e russo. Reside atualmente em Americana – SP e é formado em Direito.

Fonte: Ascom Capim Dourado Shopping