Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A nova proposta do Instituto Pioneiros Mirins que está sendo anunciada durante a entrega das bicicletas na região do Bico do Papagaio, desde a segunda-feira, 25, prevê atividades com os pioneiros e suas famílias. “Não são apenas as crianças que precisam de atenção, mas as famílias, também precisam ser cuidadas”. Afirmou a presidente do Instituto, Simone Sandri. Para consolidar essa nova abordagem o Instituto contará com a parceria da Setas – Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, Ciência e Tecnologia e demais secretarias de estado.

Uma das principais propostas da Setas para o trabalho com as famílias de pioneiros mirins é o programa de microcrédito ‘Nossa Oportunidade’ que oferece aos pequenos empreendedores acesso simplificado ao crédito de Rntmil. As famílias poderão pagar o empréstimo em até 36 meses, com carência de 90 dias e juros de 0,5%, para aqueles que pagarem em dias. Ao final dos 36 meses as famílias que forem fiéis ao compromisso poderão pegar mais R mil e assim progressivamente até chegar ao valor de R mil. Para contrair o empréstimo não há consulta ao Serasa, nem ao SPC.

No município de Araguatins o “Nossa Oportunidade” foi lançado no dia 02 de julho e foram realizados 1.300 cadastros, muitos deles, de famílias de pioneiros mirins, como é o caso de Maria Dalva Santos. Ela e seu esposo Isaías Brito possuem uma pequena oficina de bicicletas na garagem de casa, com o negócio faturam cerca de R0 e mantém os dois filhos. Para a família Silva a oportunidade veio em dobro, já que com o microcrédito poderão ampliar a oficina e com a entrega de 1.500 bicicletas aos pioneiros mirins de Araguatins, não vão faltar clientes. “Estamos muito felizes, vamos trabalhar muito” comemora Maria Dalva.

Durante a entrega de bicicletas nesta quarta-feira, 27, o vice-governador João Oliveira falou às famílias presentes da importância do “Nossa Oportunidade”: “Nos governos anteriores esse dinheiro era emprestado aos ricos, era muito dinheiro para poucos. O que queremos agora é emprestar pouco para muitos e dar oportunidade a todos vocês”.

O programa Nossa Oportunidade será lançado pelo governador Siqueira Campos no município de Aguiarnópolis, nesta quinta-feira, 28 a partir das 9h. Na ocasião, também serão entregues 100 bicicletas aos pioneiros do município, completando 3.190 bicicletas em 13 municípios da região do Bico do Papagaio. Ao todo, serão entregues 11.500 bicicletas em 38 municípios tocantinenses.

A equipe do “Nossa Oportunidade” estará em Aguiarnópolis, a partir das 9h, realizando os cadastros das famílias interessadas. Para preencher o formulário são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência.

Fonte: Ascom Setas