Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Mais 1.650 pioneiros mirins da região do Bico do Papagaio receberam bicicletas nesta terça – feira, 26. Os municípios contemplados foram Axixá com 600 bicicletas, São Miguel 330, Sítio Novo 600 e São Bento com 120. Além da satisfação em receber as bicicletas os pioneiros mirins e suas famílias comemoraram a ampliação da faixa etária de atendimento do Programa, que passa a ser dos 6 aos 17 anos.

De acordo com a presidente do Instituto Pioneiros Mirins de Apoio a Criança e ao Adolescente , Simone Sandri, o grande objetivo do programa é garantir um futuro melhor a cada pioneiro e para tanto vão apostar na profissionalização dos adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos e também dos pais. “Graças a transversalidade do governo, vamos oferecer cursos de capacitação e geração de renda para os pioneiros mirins e suas famílias. Esse projeto será realizado com o apoio da Setas, Ciência e Tecnologia e outras secretarias de estado”. Explica a presidente.

A quebradeira de coco, Doriana da Silva Damaceno, do município de Axixá, aprovou a ampliação do Programa, seu filho Glasom da Silva, de 13 anos, já seria desligado do ‘Pioneiros Mirins’ no fim deste ano, mas agora, fará parte das atividades de profissionalização. Glasom comenta: “Estou feliz porque gosto muito do programa e agora vou aprender mais”.

Já a dona de casa de São Miguel, Sônia Maria de Souza, mãe do pioneiro mirim Lucas dos Santos, espera a oportunidade de se aperfeiçoar no artesanato e fazer da atividade um meio de garantir a renda de sua família. “Eu já trabalhei com artesanato e gostaria de conhecer novas modalidades, coisas diferentes. Se tiver o curso, terei muito interesse em participar”, informou.

O secretário da Setas – Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, durante a entrega das bicicletas aos pioneiros mirins, apresentou aos os cursos de inclusão produtiva e o programa de microcrédito ‘Nossa Oportunidade’. Segundo o secretário, as famílias beneficiárias do Instituto terão prioridade nos atendimentos e incentivou: “Sabemos do potencial de cada um de vocês e queremos apoiá-los para que não dependam apenas das bolsas-auxílios, mas que também possam ganhar o seu sustento com o suor do próprio rosto”.

Cursos de inclusão produtiva da Setas

A Setas disponibiliza mais de 40 cursos dentro dos projetos de inclusão produtiva. Os cursos estarão disponíveis às famílias dos pioneiros mirins de acordo com a preferência em cada município. Projetos:
‘Retoque Final’ – visa transformar materiais recicláveis como pneus velhos, garrafa pet, vidros e latinhas descartáveis, em objetos úteis e de decoração. Este projeto oferece 20 diferentes cursos; ‘TO Criativo’ - oferece 20 cursos entre bordados, tapeçaria, pintura em tecidos e madeira; ‘Clube da Troca Solidária’ - uma ação para mobilizar as comunidades, ajudando-as a perceber a vocação local e as facilidades de trabalhar em grupo; ‘Costurando o Futuro’ - cursos na área de confecção.

Fonte: Ascom Setas